Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - João Alvim e os livros - 19/02/2021

Decidir Europa

João Alvim e os livros

19 fev, 2021 • Pedro Mesquita


O presidente da APEL – A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – analisa, pagina a página, o efeito da pandemia no setor.

Será o livro um bem essencial? É, certamente, mas à luz das regras apertadas da pandemia, chegou a ser vedada a venta de livros, a não ser pela internet.

Depois, o Presidente da República proibiu o primeiro-ministro de proibir a venda de livros. Já se vendem, mas não nas livrarias.

Com a ajuda de João Alvim, o presidente da APEL – a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros - olhamos, a seguir, para esta medida, para a situação financeira do sector, vamos perceber que são esperadas da União Europeia e perspetivar o futuro.

Quanto ao presente, ao fim da primeira semana deste segundo confinamento, o mercado do livro já tinha perdido aproximadamente 10% da queda total registada em todo o ano de 2020.

Este ano, o trambolhão já vai em 17%. Uma quebra de 26 milhões de euros.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.