Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (15/02/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

UE quer roteiro contra o desperdício

16 fev, 2021 • Vasco Gandra


O plano da Comissão apresentado no ano passado constitui o roteiro da Europa para o crescimento sustentável. Propõe medidas a aplicar ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. Uma espécie de estratégia assente em três R's: Reciclar, Reutilizar e Reparar.

Actualmente, apenas 12 % dos materiais e dos recursos secundários são reintroduzidos na economia. São ainda muitos os produtos que se avariam rapidamente, que não podem ser arranjados ou reciclados ou são concebidos para serem utilizados uma única vez.

O Plano de Ação para a Economia Circular propõe agir numa série de áreas. Por exemplo, Bruxelas vai avançar com legislação em matéria de sustentabilidade dos produtos, a fim de garantir que os produtos colocados no mercado único sejam concebidos para durar mais tempo e mais fáceis de reutilizar.

A Comissão vai também propor uma iniciativa para prolongar a vida útil dos produtos eletrónicos e melhorar a recolha e o tratamento de resíduos.

Haverá igualmente novos requisitos obrigatórios em outras áreas... embalagens, plásticos, têxteis, edifícios e construção, contribuindo desta forma para alcançar a neutralidade climática do bloco comunitário até 2050.

Nas suas recomendações aprovadas na semana passada, o Parlamento Europeu metas mais rígidas e ambiciosas em relação aos materiais, à pegada ecológica do consumo e aos conteúdos reciclados.

Para além do ambiente, Bruxelas acredita que a economia circular traz benefícios para a economia e criará 700 mil postos de trabalho durante a próxima década.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.