Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (08/02/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

Que tipo de Europa queremos?

08 fev, 2021 • Celso Paiva com Vasco Gandra


Hoje olhamos para um bom exemplo da forma como os cidadãos europeus se podem envolver na vida da União Europeia,nomeadamente a forma como podem contribuir para o futuro da Europa, através da Conferência que os 27 e as instituições europeias pretendem lançar para dar a todos essa oportunidade.

Na semana passada, os Estados-membros deram ‘luz verde’ ao formato proposto pela presidência portuguesa do Conselho para a Conferência sobre o Futuro da Europa que deverá arrancar no próximo mês de Maio.

A Conferência sobre o Futuro da Europa será um fórum público de discussão entre os cidadãos e as instituições europeias. Ainda é necessário acertar os preparativos mas o objectivo é dar mais voz aos europeus sobre a acção e as políticas da União Europeia.

A conferência deverá durar cerca de dois anos, com múltiplos eventos e debates por toda a Europa com cidadãos de diversas origens e de todos os quadrantes: as autoridades nacionais e locais, os parceiros sociais e a sociedade civil em geral são convidados a participar.

Em conjunto, deverão abordar os desafios políticos internos e externos que o bloco comunitário enfrenta. No fundo, dizer que União Europeia pretendem construir juntos no futuro.

Nas suas propostas para moldar a conferência, a Comissão propôs duas vertentes para os debates. Por um lado, centrar as discussões nas prioridades políticas... por exemplo: a luta contra as alterações climáticas, uma economia que funcione para todos ou a transformação digital da Europa.

A segunda vertente deverá centrar-se em temas especificamente relacionados com os processos democráticos e as questões institucionais: por exemplo, a criação ou não de listas transnacionais para as eleições europeias.

A Conferência deverá arrancar em maio próximo, com um ano de atraso devido à pandemia.

Bruxelas comprometeu-se a dar seguimento aos resultados e às recomendações que sairem da Conferência sobre o Futuro da Europa.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.