Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Vacina russa Sputnik V "poderia ser útil" à União Europeia, diz especialista

16 fev, 2021 - 18:53 • Lusa

António Silva Graça considera que não há a disponibilidade suficiente do número de vacinas na Europa, no âmbito dos contratos de aquisição assinados pela Comissão Europeia com as farmacêuticas, pelo que a Sputnik poderia ser uma solução.

A+ / A-

Veja também:


O infeciologista António Silva Graça afirmou esta terça-feira que a vacina russa Sputnik V "poderia ser útil" à União Europeia, dada a atual escassez desses fármacos, mas salientou que isso depende da autorização da Agência Europeia do Medicamento.

"Esta vacina poderia naturalmente ser útil à União Europeia, mas para isso era necessário que a Agência Europeia do Medicamento a pudesse avaliar", afirmou o especialista, que foi hoje ouvido por videoconferência na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença Covid-19 e do processo de recuperação económica e social.

Na resposta aos deputados, Silva Graça considerou que não há a disponibilidade suficiente do número de vacinas na Europa, no âmbito dos contratos de aquisição assinados pela Comissão Europeia com as farmacêuticas, mas salientou que "existem outras vacinas que até estão aparentemente a demonstrar a sua eficácia protetora", como é o caso da Sputnik V.

"Se ela [vacina] apresentasse o seu dossier para avaliação, isso abriria a possibilidade de, depois de aprovada, termos mais uma vacina passível de ser utilizada para dar proteção a uma fração significativa da nossa população", referiu o infeciologista.

A Sputnik V foi registada na Rússia em agosto de 2020 e tem uma eficácia de 91,6%, de acordo com análises provisórias de ensaios clínicos de fase III publicadas este mês na revista The Lancet.

Na audição parlamentar, António Silva Graça defendeu ainda que, relativamente ao plano nacional de vacinação, deveriam ter sido incluídos na primeira fase que está a decorrer outros grupos prioritários, apontando o caso dos professores, se houvesse o número de vacinas adequado para isso.

"Para ajudar a manutenção das atividades letivas presenciais, deveria ter sido pensado que os agentes de ensino – professores e educadores de infância – deveriam também ser melhor protegidos, não porque eles tivessem um maior risco nas suas atividades, mas porque sabemos que o risco maior é a introdução das infeções nas escolas", salientou.

Segundo disse, a sua vacinação seria uma "forma de proteger a atividade letiva presencial, não só dando confiança às pessoas que se mantêm a trabalhar, mas também como forma indireta de proteger as crianças, porque não haverá tão cedo uma vacina para elas".

Relativamente ao desconfinamento, Silva Graça avançou que a estratégia tem de passar por "duas vias de atuação que são complementares e têm o mesmo objetivo de controlo da pandemia": a identificação de casos positivos com o rastreamento dos seus contactos e a vacinação contra a Covid-19.

Para o médico patologista Germano de Sousa, também ouvido hoje na comissão parlamentar, a maneira "mais inteligente" para o controlo da pandemia passa por uma testagem de despiste da Covid-19 acompanhada de um rigoroso rastreamento epidemiológico.

"A ideia é testar, testar, testar, mas logo a seguir os resultados estarem na mão das equipas de saúde pública e de medicina geral e familiar para, no mesmo dia, começarem a inquirir os positivos e, no dia seguinte, a localizar todos os contactos de alto, médio e baixo risco", afirmou o antigo bastonário da Ordem dos Médicos.

Segundo disse, esta estratégia de quebrar as cadeias de transmissão "não aconteceu em janeiro", quando Portugal atingiu o máximo de infeções de SARS-CoV-2, uma vez que era "impossível pensar sequer seguir 70 mil positivos, com taxas de positividade de 25%".

O administrador e fundador do Grupo Germano de Sousa alertou ainda que os profissionais de saúde não estão todos vacinados, caso dos que "trabalham todos os dias no olho do furacão" nos laboratórios e nos hospitais privados.

"Não culpo a task force [do plano de vacinação], nem sequer a Direção-Geral de Saúde", referiu Germano de Sousa, que atribuiu essa situação à falta de vacinas em Portugal.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.408.243 mortos no mundo, resultantes de mais de 109 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.522 pessoas dos 788.561 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+