Tempo
|
A+ / A-

Cáritas lança itinerário quaresmal e apela à solidariedade na sua semana nacional

15 fev, 2021 - 12:24 • Olímpia Mairos

A semana nacional representa “a principal ou uma das principais fontes de angariação de receitas” para apoiar os seus beneficiários que são “mais de 100 mil pessoas por ano”.

A+ / A-

A Cáritas Portuguesa está a apelar à solidariedade dos portugueses, no contexto da sua semana nacional, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 7 de março, para apoiar os seus beneficiários.

A Semana Nacional acontece todos os anos nos dias que antecedem o Dia Cáritas, instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa no 3.º domingo da Quaresma, este ano a 7 de março.

Neste contexto a organização sociocaritativa preparou um itinerário para realizar “individualmente, em família ou em comunidade paroquial”.

“Juntos fazemos um caminho de transformação interior, na relação com o mundo e com os outros. Este itinerário é também um gesto de partilha. Todas as doações serão canalizadas para a intervenção nacional das 20 Cáritas Diocesanas”, explica a Cáritas Portuguesa.

A caminha quaresmal tem propostas diárias para “orar, fazer, partilhar e conhecer”, e convida a transformar “a vida, o dia, a indiferença, o mundo” e o “outro”.

De acordo com a Cáritas Portuguesa, entre abril e outubro de 2020, a organização apoiou mais de oito mil pessoas em dificuldades, provocadas pela pandemia de Covid-19.

Os pedidos mais significativos foram para acorrer ao pagamento de despesas de rendas para habitação (63%), despesas relacionadas com a saúde (16%) e pagamento de despesas de eletricidade (10%), num valor que chegou aos 124.500 euros.

Em vales de bens essenciais a Cáritas atribuiu um valor total de 82. 500 euros. Apoios concedidos através da campanha “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”, criada para dar uma resposta direta às vítimas da Covid-19, e da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, realizada nos meses de novembro e dezembro.

A semana nacional é, segundo a instituição da Igreja, “um momento que a Cáritas privilegia, não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas que se destinam à ação local de todas as Cáritas diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto direto com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas e, também, em muitas situações, com aqueles que são beneficiários da ação da Cáritas em Portugal”.

Anualmente, a Semana Cáritas representa também o “reforço dos atendimentos sociais” junto da população mais vulnerável e o “reforço das respostas sociais” nos diversos equipamentos, como creches, cantinas, centros de dia, lares, apoio domiciliário, acolhimento temporário de crianças em situação de risco, comunidades de Inserção, apoio a pessoas em situação de sem-abrigo ou a vítimas de violência doméstica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+