Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. PCP pede ao Governo esclarecimentos sobre alegada omissão de infeções nos CTT

13 fev, 2021 - 10:41 • Lusa

O grupo parlamentar do PCP denunciou "diversas situações em diversos locais" de tentativa de omissão de casos covid-19 nos CTT, nas últimas semanas, e incumprimento das regras de combate à pandemia.

A+ / A-

O grupo parlamentar do PCP denunciou hoje "diversas situações em diversos locais" de tentativa de omissão de casos covid-19 nos CTT, nas últimas semanas, e incumprimento das regras de combate à pandemia, tendo pedido esclarecimentos ao Governo.

"Chegaram-nos relatos de tentativas de convencer os trabalhadores a não falarem com outros do mesmo departamento ou serviço, de tentativas de impedir trabalhadores de contactarem a linha SNS 24 e a Direção Geral da Saúde, entre outras formas de coação para que se escondessem informações", denuncia o grupo parlamentar numa pergunta enviada na sexta-feira ao ministro das Infraestruturas e Habitação, e hoje divulgada à imprensa.

O PCP, no documento, acusa a administração dos CTT de estar "preocupada apenas em aumentar os resultados" financeiros da empresa e de "não olhar a meios para atingir os seus fins, pondo em risco a saúde dos seus trabalhadores, das suas famílias e dos cidadãos" que diariamente se deslocam aos serviços dos correios.

E acrescenta que, desde estações a centros de distribuição postal, passando pelos grandes centros de tratamento e mesmo nos serviços centrais, se têm verificado "inúmeras situações" em que as regras e procedimentos estabelecidos pelas autoridades de Saúde Pública, "clamorosa e irresponsavelmente, não são cumpridas".

O grupo parlamentar precisa que, só no centro de tratamento em Cabo Ruivo, a "negligência" dos CTT "fez com que se chegasse ao ponto de se verificaram mais de 100 casos positivos" de infeção por sars-cov-2, o vírus responsável pela doença covid-19.

"A empresa bem tenta esconder, mas é cada vez mais claro que não estão a ser cumprida várias medidas e orientações básicas de higiene e segurança nos locais de trabalho", denuncia o partido, lembrando ter denunciado "já por várias vezes" a falta de trabalhadores nos CTT. .

A pandemia de covid-19, em Portugal, provocou a morte de 15.034 pessoas, entre os 781.223 casos de infeção confirmados, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+