Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Médicos luxemburgueses chegam no domingo a Portugal

13 fev, 2021 - 01:03 • Lusa

Equipa de dois médicos e dois enfermeiros do Luxemburgo tem estadia prevista de duas semanas e vai apoiar a unidade de cuidados intensivos do Hospital de Évora.

A+ / A-

O Luxemburgo confirmou esta sexta-feira que vai enviar no próximo domingo dois médicos e dois enfermeiros especializados em cuidados intensivos para Portugal para apoiar na luta contra a Covid-19, que irão trabalhar no hospital de Évora.

Num comunicado enviado à Lusa, o Governo luxemburguês refere que no âmbito da "oferta de assistência" aceite por Portugal está a ser criada uma primeira equipa composta por um médico e um enfermeiro especializados em cuidados intensivos que partirá do Luxemburgo no domingo, 14 de fevereiro.

Em curso também estão os preparativos para uma segunda equipa similar partir em 20 de fevereiro, adianta o Governo do Luxemburgo.

A estadia das equipas médicas, provenientes do Luxemburgo, deve durar duas semanas, precisa o comunicado.

"Esta ajuda é uma ilustração das relações estreitas e amistosas entre o Luxemburgo e Portugal, cimentadas pela existência de uma grande comunidade portuguesa que vive e trabalha no Grão-Ducado, e um ato de solidariedade do Luxemburgo para com um país amigo", afirma ainda o comunicado.

A nível nacional, a implementação deste acordo está a ser organizada pelo ministério de Estado, o Alto Comissariado para a Proteção Nacional, o ministério da Saúde, o ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus e o Serviço de Salvamento Aéreo do Luxemburgo, com a assistência da embaixada do Luxemburgo em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+