Tempo
|
A+ / A-

Estado de Emergência

Restrições mantêm-se no comércio. Venda de livros e material escolar nos supermercados é a "única exceção"

11 fev, 2021 - 18:30 • Redação

Primeiro-ministro anuncia manutenção de todas as restantes restrições no comércio durante o novo estado de emergência, entre 15 de fevereiro e 1 de março.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro António Costa confirmou, em declarações no âmbito da renovação do estado de emergência, que é agora permitida a venda de livros e material escolar nos supermercados, após o decreto presidencial ter proposto essa alteração.

Costa confirma que todas as outras proibições no comércio continuam a aplicar-se, à exceção dos livros e materiais escolares, que passam agora a ser vendidos nos supermercados e hipermercados.

"Vamos manter tudo como está, não há venda de roupas nem nada que não seja essencial. A única exceção é a que resulta do decreto presidencial que nos proibiu de proibir a venda de livros e material escolar nos estabelecimentos que estão abertos, que são os supermercados e hipermercados. Temos de respeitar o decreto presidencial e por isso temos de permitir a venda", afirmou.

A venda de livros tinha sido proibida em janeiro, no âmbito da entrada em vigor do estado de emergência. Marcelo Rebelo de Sousa submeteu, esta quinta-feira, o décimo primeiro diploma do estado de emergência.

O período de estado de emergência atualmente em vigor termina às 23h59 do próximo domingo, 14 de fevereiro. Esta renovação terá efeitos no período entre 15 de fevereiro e 1 de março.

Ao abrigo do estado de emergência, que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, o Governo impôs um dever geral de recolhimento domiciliário e a suspensão de um conjunto de atividades. Os estabelecimentos de ensino foram, entretanto, encerrados, com efeitos a partir de 22 de janeiro, primeiro com uma interrupção letiva por duas semanas, e depois com aulas em regime à distância, a partir desta segunda-feira.

Em Portugal, já morreram mais de 14 mil doentes com Covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 774 mil casos de infeção com o novo coronavírus que provoca esta doença, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    11 fev, 2021 Coimbra 19:28
    Estar a autorizar as grandes superfícies venderem livro e material escolar, é ROUBAR as livrarias e papelarias, que pagam mais impostos que as grandes superfícies, que fazem engenharia financeira, para roubarem o estado. Os incompetentes dos deputados, que não passam disso, não corrigiram o decreto presidêncial , porque são uma cambada de parasitas.
  • Kristina Richardson
    11 fev, 2021 Lisboa 19:21
    Uma boa noticia de venda de livros e material escolar em Super e Hipermercados, Mas eu gostaria de ver mais menção das familias e amigos que perderam tantos entequeridos... um tributo as vidas perdidas.

Destaques V+