Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da APAF

Árbitros também dizem "basta". "Isto é de terceiro mundo"

11 fev, 2021 - 13:15

O presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) condena ameaças recorrentes aos árbitros. Luciano Gonçalves reclama maior proteção através de esclarecimentos públicos, por parte responsáveis pela arbitragem nacional.

A+ / A-

O presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) não contém a indignação face às "situações recorrentes de ameaças e de invasão do espaço pessoal dos árbitros" que se têm verificado, de forma crescente, nos últimos tempos.

Em entrevista à Renascença, Luciano Gonçalves, à luz das ameaças recebidas por Luís Godinho após o Braga-FC Porto, entende que é tempo estancar este tipo de episódios que "vão para lá do julgamento da competência dos árbitros e entram na esfera da pessoas, do ser humano, do homem".

"Isto é de terceiro mundo", condena, reforçando a que repugna este tipo de situações que "acontecem repetidamente no nosso futebol".

O presidente da APAF defende uma intervenção urgente dos responsáveis da arbitragem nacional. Centrando-se no jogo entre Braga e Porto, em que a decisão de Luís Godinho em expulsar Luis Diaz após intervenção do VAR, Hugo Miguel, foi o momento determinante da partida, Luciano Gonçalves reclama um esclarecimento público das regras para que "as pessoas percebam o que é transmitido aos árbitros".

Esclarecimento urgente

"É importante que os responsáveis da arbitragem expliquem duas coisas: qual é a indicação que existe para que aqueles lances sejam analisados daquela forma, e se assim for o árbitro esteve bem; ou explicar que as indicações não são essas, e aí o árbitro errou. É importante que o público em geral perceba quais são as diretrizes que os árbitros recebem do Conselho de Arbitragem, do IFAB [International Board, órgão responsável pela revisão das regras do jogo], da FIFA e da UEFA", defende.

Esse esclarecimento é urgente, reforça o presidente da APAF, "não só para defesa dos árbitros, mas para a defesa do futebol". "É importante falarmos mais", acrescenta, sobretudo "numa fase em que as pessoas estão muito tempo em casa ligadas às redes sociais".

"Qualquer ausência de informação faz com que as redes inflamem", conclui.

Luís Godinho ameaçado de morte

O árbitro Luís Godinho recebeu ameaças de morte, após o Braga-FC Porto, e a situação já está a ser investigada pelas autoridades. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol informou que os contactos dos árbitros "voltaram a ser disponibilizados nas redes sociais".

Após o jogo, Pinto da Costa veio apelar à serenidade dos adeptos e ao fim das provocações que, no seu entender, têm sido dirigidas ao clube.

O presidente do FC Porto apreciou o trabalho do VAR Hugo Miguel, em particular no lance que resultou na expulsão de Luis Diaz. O colombiano atingiu David Carmo, de forma involuntária, que se lesionou com gravidade.

O árbitro, após ver a as imagens, decidiu expulsar o colombiano. Os protestos dos responsáveis do FC Porto foram visíveis e audíveis. O juiz alentejano chegou mesmo a dirigir-se ao banco para explicar a Sérgio Conceição os motivos que o levaram a mostrar vermelho a Diaz.

Luís Godinho acabaria, ainda, por expulsar Uribe, após agressão a Esgaio, e Luís Gonçalves, dirigente dos portistas, por excesso nos protestos. O jogo, relativo à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, terminou empatado a uma bola. Taremi marcou na primeira parte e Fransérgio empatou para lá dos 90.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nobre Luso
    12 fev, 2021 PORTO 12:16
    Nós, do Planeta Azul e Branco, temos de passar das palavras aos actos e invadir a capital do império mourisco! Temos naves em forma de automóveis, camiões e comboios! Não vamos tolerar mais ladrões legalizados pelos protectores dos clubes da Segunda Circular. Temos de mostrar aos gatunos que, lá por terem muitos ministros e secretários de estado a seu favor, nós somos PORTO!
  • Jorge Fontes
    11 fev, 2021 Alfena 14:19
    Este cavalheiro (Luciano Gonçalves) tem muita demagogia quando fala e defende a arbitragem portuguesa (uma das piores da Europa) e nada faz para mudar. Os árbitros quando arbitram utilizam critérios diferentes dentro da mesma competição. Dá a sensação que cada árbitro utiliza a "sua cartilha", não existe uniformidade nos critérios. Daí não haver credibilidade na arbitragem portuguesa. Urge uma mudança radical na direção da APAF e do Conselho de Arbitragem Portuguesa para o bem do Futebol Português.
  • Ivo Pestana
    11 fev, 2021 Funchal 14:06
    Os árbitros que façam greve aos jogos dos grandes e assim colocam os mesmos, na ordem. Quando são beneficiados, calam-se. Eu acho que o Luiz Diaz, não merece vermelho, é um lance casual dum desporto de contato. Agora as asneiras que dizem dos árbitros é excessiva, erram como qualquer agente desportivo. Dirigentes, treinadores e jogadores também erram. Viva o futebol e abaixo a esta verborreia.

Destaques V+