Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Manuel do Carmo Gomes diz que testagem é a "arma principal" e não o confinamento

09 fev, 2021 - 18:36 • Lusa

"Neste momento, estamos a pôr o pé na mola porque estamos todos em casa", mas ao sair do confinamento podemos "deixar que a mola venha por aí acima outra vez e eventualmente agravada pela presença das variantes”, diz o especialista.

A+ / A-

Veja também:


O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defende que a testagem é a “arma principal” no combate à pandemia de Covid-19 e que deve evitar-se o confinamento, apontando “três linhas vermelhas” que não devem ser ultrapassadas.

O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa falava esta terça-feira na reunião no Infarmed (Lisboa), antes de anunciar que vai deixar de participar nestas apresentações.

“A testagem é a arma principal que nós devemos usar e não o confinamento”, afirmou Manuel do Carmo Gomes no encontro que juntou investigadores, o primeiro-ministro, o Presidente da República, ministros, partidos, confederações patronais, estruturas sindicais e conselheiros de Estado.

Carmo Gomes exemplificou como uma imagem que foi apresentada numa das primeiras reuniões do Infarmed e que mostra como a testagem é importante.

Essa imagem mostra que o vírus SARS-Cov-2, que causa a Covid-19, se comporta como “uma mola em que é preciso usar uma mão ou um pé para manter pressionada para baixo, caso contrário ela dispara” e, nesta situação, o número de casos aumenta exponencialmente.

“Neste momento, estamos a pôr o pé na mola porque estamos todos em casa (…) mas como vamos sair deste confinamento, vamos deixar que a mola venha por aí acima outra vez e eventualmente agravada pela presença das variantes”, avisou.


No seu entender, a resposta é “uma estratégia de testagem”, que inclui “três linhas vermelhas” que são “discutíveis”.

“Podemos mudá-las, ajustá-las, mas são três linhas vermelhas que se forem ultrapassadas, qualquer uma delas, nós temos que responder em força preferencialmente com um grande aumento da testagem para evitar o confinamento”, defendeu.

Essas linhas vermelhas são ter um ‘R’ (índice de transmissibilidade) que não ultrapasse 1,1 pelo menos durante demasiados dias.

Por isso, defendeu, Portugal tem ter uma percentagem de testes positivos abaixo dos 10%, sendo o ideal cerca de 5% de positividade.

“O resultado que podemos ver na percentagem de testes positivos é que enquanto em Portugal nós andamos sistematicamente atrás da incidência, e depois tivemos esta subida após o Natal, a Dinamarca conseguiu manter a percentagem de testes positivos relativamente baixa devido a esta resposta”, observou.

O objetivo é “muito simples: reduzir o número de casos muito depressa e não permitir que a curva epidémica suba”, ganhando tempo para “vacinar o maior número possível de pessoas o mais depressa possível”.

A incidência não deve ultrapassar os 2.000 novos casos por dia, o que corresponderia aproximadamente a 1.500 pessoas hospitalizadas e cerca de 200 em cuidados intensivos.

Manuel do Carmo Gomes ressalvou que a sua exposição é “uma reflexão” que deve ser feita, olhando para estes critérios que “são muito objetivos”.

“Devemos publicitá-los e agir decididamente quando uma destas linhas é ultrapassada”, vincou.

Paralelamente, é preciso fazer “um grande esforço para travar a importação das variantes, através de ações decisivas nos pontos de entrada e saída do país”, e aumentar a vigilância que o Instituto Ricardo Jorge tem vindo a conduzir.

Para Carmo Gomes, são necessárias “regras objetivas, conhecidas por todos com antecedência” acerca de quando é que se deve confinar e quando de se pode desconfinar.

“Nós fomos sucessivamente adotando medidas de contingência, estado de emergência, medidas de confinamento, fins de semana etc, e andamos permanentemente sem conseguir travar de forma definitiva o crescendo da epidemia”, disse, advertindo que “a sociedade começa a dividir-se", entre os que acham que as medidas são excessivas e os que consideram que são escassas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+