Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 26 o número de mortos em enxurrada na Índia

09 fev, 2021 - 08:10 • Sofia Freitas Moreira com agências

Prosseguem operações de busca e salvamento para encontrar as mais de 170 pessoas desaparecidas no desastre.

A+ / A-
Enxurrada na Índia. 14 corpos resgatados e 170 desaparecidos
Enxurrada na Índia. 14 corpos resgatados e 170 desaparecidos

Continuam os esforços para encontrar as mais de 170 pessoas desaparecidas nos Himalaias, incluindo algumas presas num túnel, depois de parte de um glaciar ter ficado destruído, empurrando uma torrente de água, rochas e poeira para um vale de montanha.

O violento impacto de domingo na região de Nanda Devi, o segundo ponto mais alto da Índia, varreu o pequeno projeto hidroeléctrico de Rishiganga e danificou um maior junto ao rio Dhauliganga.

Mais de dois mil membros dos grupos militares, paramilitares e policiais têm participado em operações de busca e salvamento. O Diretor Geral da Polícia de Uttarakhand, Ashok Kumar, afirmou, na segunda-feira, que 26 corpos tinham sido recuperados.

A maioria dos desaparecidos são pessoas que estavam a trabalhar nos dois projetos, que o governo tem estado a construir nas profundezas das montanhas do estado de Uttarakhand, como parte de um esforço de desenvolvimento da região.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram a água a descer de uma pequena barragem, lavando o equipamento de construção e derrubando pequenas pontes.

"Tudo foi varrido, pessoas, gado e árvores", disse Sangram Singh Rawat, um antigo membro do conselho da aldeia de Raini, o local mais próximo do projeto de Rishiganga, aos meios de comunicação locais.

As autoridades lançaram um alerta às populações das margens do Alaknanda para se deslocarem para zonas mais seguras, temendo um aumento significativo do caudal do rio.

Em 2013, milhares de pessoas morreram no estado de Uttarakhand depois de fortes chuvas terem provocado deslizamentos de terras e enxurradas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+