Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Fórum Médico critica atraso na vacinação dos profissionais de saúde

08 fev, 2021 - 10:38

Apenas estão vacinados 30% dos médicos do SNS e 7% do setor social.

A+ / A-

Veja também:


O Fórum Médico considera que a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19 está atrasada em relação aos prazos anunciados. Apenas estão vacinados 30% dos médicos do SNS e 7% do setor social.

Num comunicado emitido depois de analisar o primeiro mês de funcionamento do plano de vacinação contra a Covid-19, esta estrutura, que junta várias associações, sindicatos e a Ordem dos Médicos, critica o facto de os responsáveis pelo plano avançarem para a vacinação de outros grupos "numa estratégia ditada pela manipulação da perceção pública".

"Do Serviço Nacional de Saúde estarão vacinados apenas cerca de 30% dos médicos e cerca de 7% no setor privado e social. A desproteção dos restantes médicos cria evidentemente um risco acrescido de dificuldades no combate à pandemia, bem como no acesso a consultas, exames e cirurgias", sublinha o Fórum Médico.

Considera que a situação "está a gerar uma forte indignação entre os médicos e as organizações que os representam", frisando que a vacinação dos profissionais de saúde (e posteriormente dos estudantes de medicina em fase de estágio clínico) "é crítica para o controlo da pandemia" e "deve ser gerida e monitorizada de forma séria e transparente".

Na nota, o Fórum condena "a gestão política do dossier da pandemia", que considera "claramente desvinculada de quem trabalha no terreno", dizendo que leva a "uma incapacidade de antecipar as medidas necessárias e ao desaproveitamento dos intervalos entre as "ondas" pandémicas para o reforço e preparação dos serviços".

"Desde o primeiro momento que foi opção da tutela parar, por sucessivas vezes, a atividade não Covid-19, condenando as pessoas com outras doenças a ficar sem resposta em tempo útil, ou com um tempo de resposta que pode comprometer a sua evolução clínica, e sem que se vislumbre um plano que lhes dê melhores perspetivas, a curto ou médio prazo", acrescenta.

Para o Fórum Médico, "todas as patologias e todas as especialidades importam" porque "para os médicos não há doenças, há doentes, e todas as vidas têm o mesmo valor".

"O efetivo reforço de recursos humanos médicos no SNS e o aproveitamento precoce de todos os recursos de saúde no país poderia e deveria ter minorado este problema. Por cada cama alocada à Covid-19, apoiada numa estratégia de comunicação que anuncia uma elasticidade sem fim, sabemos que alguém com outra doença ficou de fora", defende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+