Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo de Sousa: Bazuca europeia é "pólvora seca"

06 fev, 2021 - 20:39 • Lusa

O secretário-geral do PCP chamou os comunistas a "reduplicar o trabalho para cumprir o seu insubstituível papel" junto de "trabalhadores e povo".

A+ / A-

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que a denominada "bazuca europeia" de fundos para recuperação económica é "de pólvora seca" e chamou os comunistas a "reduplicar o trabalho para cumprir o seu insubstituível papel" junto de "trabalhadores e povo".

Jerónimo de Sousa intervinha, de forma virtual, numa longa resenha histórica sobre os movimentos sindicais e o posicionamento do mais antigo e centenário partido político português, numa iniciativa intitulada "Os comunistas e o movimento sindical -- uma intervenção decisiva para a organização, unidade e luta dos trabalhadores".

"Anunciam-se programas de recuperação e milhares de milhões de euros em forma de bazuca, essa tão cantada arma que não se vê e que está apontada para o alvo errado. O que se programa são tiros de bazuca de pólvora seca dirigidos à solução dos verdadeiros problemas do país, mas eficazes para garantir aos mesmos de sempre, ao grande capital económico e financeiro, os meios e apoios necessários ao desenvolvimento dos seus interesseiros negócios e projetos", disse.

Segundo o líder comunista, "será com o desenvolvimento da luta que se garantirá a defesa dos direitos e salários e se assegurarão novos avanços e conquistas das condições de vida e de trabalho".

"Vivemos um tempo em que os comunistas são chamados a reduplicar o trabalho para cumprir o seu insubstituível papel ao lado dos trabalhadores e do povo, combatendo a exploração e as injustiças. Estar onde estão os trabalhadores e as massas populares e trabalhar com elas, e com elas aprender e agir, continua a ser, e hoje com mais determinação, a palavra de ordem que mais se impõe concretizar", continuou.

O histórico deputado à Assembleia da República referiu a atual crise pandémica e consequente crise económica para acusar "PSD, CDS e os seus sucedâneos da Iniciativa Liberal e do Chega" de cavalgar a circunstância "para relançar a sua política de desastre nacional, cada vez mais apostados nos seus projetos de mutilação e subversão da Constituição da República e em soprar soluções que trazem no bojo soluções autoritárias e antidemocráticas".

"A pretexto da epidemia, milhares de trabalhadores foram despedidos e muitos outros estão em risco de o ser, os salários são cortados, os horários de trabalho alterados e impostos à força, os ritmos de trabalho intensificados, a precariedade promovida, ao mesmo tempo que somas colossais de fundos públicos são entregues a grupos económicos e financeiros e a multinacionais que acumularam milhares de milhões de euros de lucro", condenou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+