Tempo
|

Manuel Marinheiro

Covid-19. MotoGP em Portugal "não está em causa", mas pandemia pode pôr evento em risco

06 fev, 2021 - 08:00 • Eduardo Soares da Silva

Pandemia permitiu realização do Grande Prémio de MotoGP e de Fórmual 1 no ano passado e agora pode impedir a repetição dos eventos. O presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, Manuel Marinheiro, diz à Renascença que prova não está em risco neste momento e que tudo será feito para que o evento se realize.

A+ / A-

O presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, Manuel Marinheiro, considera que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, marcado para 18 de abril, "não está em causa" neste momento, apesar do atual estado de progressão da Covid-19 no país. Ainda assim, o responsável não exclui o cenário da pandemia afetar a realização da prova.

"Neste momento não está em causa, mas a evolução da pandemia pode vir a pôr em causa. Espero que não. Todos esperamos, não só pelo Grande Prémio, mas pela saúde pública, que os números vão descer e isso vai permitir realizar o evento, que será extremamente necessário para uma zona como o Algarve. Esperamos que nessa altura se possa realizar o evento para dar ânimo à economia do Algarve, mas é imprevisível neste momento", diz.

Em declarações à Renascença, Manuel Marinheiro recorda que o evento foi organizado no ano passado "durante a pandemia", mas reconhece que os números "não eram semelhantes" aos que se verificam atualmente.

Foi precisamente a pandemia que permitiu que Portugal recebesse a prova na época passada, depois do cancelamento dos Grande Prémios dos Estados Unidos da América, da Malásia, da Tailândia e da Argentina. Este ano, pode ser a pandemia mundial a impedir o evento no Algarve.

Portugal é um dos piores países do mundo nos dados da Covid-19 por milhão de habitante, com a terceira fase a afetar de forma considerável o país, que obrigou o Governo a decretar um novo confinamento e restrições nas viagens para o estrangeiro.

A realização do Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal está em causa, como admitiu esta semana o diretor-executivo da organização, Stefano Domenicali. No entanto, o mesmo não se verifica no MotoGP, pelo menos para já.

"Neste momento nada está em causa. O Grande Prémio está agendado e ainda há pouco falei com o presidente da Federação Internacional de Motociclismo [Jorge Viegas] e com o administrador do Autódromo do Algarve [Paulo Pinheiro] e nenhum me deu nota de qualquer alteração ao que está previsto. O Grande Prémio está marcado para abril e faltam três meses. Vamos ver", atira.

Evento novamente sem público

O Grande Prémio de MotoGP foi realizado à porta fechada, sem presença de público, depois do evento de Fórmula 1 ter tido problemas de organização, com pouco distanciamento social e as bancadas demasiado preenchidas. Manuel Marinheiro não espera contar com público novamente no evento de MotoGP.

"A expetativa é não podermos receber público. É isso que está regulamentado neste momento, que é a possibilidade de realização de atividades desportivas do escalão maior, como é a MotoGP, mas sem público. Gostaríamos muito de ter público, mas se não for possível, será como no ano passado. Mas não há nenhuma expetativa de termos público", diz.

Numa altura em que a imprensa especializada notícia um possível adiamento do duplo Grande Prémio do Qatar, que iria abrir a época de MotoGP, existe a possibilidade de Portugal receber a primeira corrida da temporada 2021 da modalidade, depois de ter encerrado o calendário em 2020.

Para Manuel Marinheiro, mais do que abrir a época, importante é garantir a realização do mesmo e fazer "tudo o que é possível" para assegurar essa organização.

"Para o desporto é sempre mau o cancelamento de provas. Preferia que o Qatar abrisse a época, até porque era sinal que estaria tudo melhor nessa zona. Eu quero é fazer o Grande Prémio em Portugal, se for o primeiro, no meio ou o último. Às vezes, queremos o último porque pode decidir o campeonato, mas às vezes ele decide-se entretanto. O primeiro significa estar mais próximo dos números mais adversos da pandemia. É gerir a situação dia a dia e fazer tudo o que possamos para realizar o Grande Prémio", termina.

Portugal regista, à data, 156.758 casos ativos de Covid-19 e 13.740 óbitos confirmados. O país registou, esta sexta-feira, mais 258 mortes e 6.916 casos de infeção e, pela primeira vez, há mais de 900 internados em unidades de cuidados intensivos com o novo coronavírus.

O Grande Prémio de Portugal está marcado para 18 de abril, no Autódromo Internacional do Algarve, recinto que recebeu a prova na época passada no último Grande Prémio da época. O piloto português Miguel Oliveira venceu a corrida e correrá este ano pela KTM no circuito português.

Esta vai ser a 15.ª edição do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, depois de 12 edições, entre 2002 e 2012, terem sido disputadas no autódromo do Estoril e a de 1987 no circuito de Jarama, em Espanha.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+