Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Trump rejeita testemunhar sob juramento em processo de destituição

05 fev, 2021 - 01:19 • Redação com Reuters

Advogados do ex-Presidente dos EUA alegam que não há forma de provar que houve uma interferência negativa nos episódios de violência que culminaram com a morte de cinco pessoas.

A+ / A-

Donald Trump rejeitou o pedido dos democratas da Câmara dos Representantes para que testemunhasse sob juramento no processo de destituição que arranca na próxima semana no Senado.

A informação foi revelada esta quinta-feira pelos advogados do antigo presidente norte-americano.

Trump está acusado de incitamento à insurreição, na sequência do cerco ao Capitólio no passado dia 6 de janeiro, em que apoiantes do candidato republicano derrotado por Joe Biden tomaram de assalto a sessão legislativa em que decorria a certificação da vitória de Joe Biden no colégio eleitoral.

O democrata Jamie Raskin, principal instrutor do processo de destituição, enviou uma carta a Trump e aos seus advogados, solicitando que o antigo Presidente prestasse testemunho sob juramento, antes ou durante o julgamento, que deverá começar na terça-feira.

Na resposta, os defensores de Trump, Bruce Castor Jr. e David Schoen, recusaram o pedido acusando o congressista democrata de protagonizar um "golpe de relações públicas" e alegando que não há forma de provar que houve uma interferência negativa de Donald Trump nos episódios de violência que culminaram com a morte de cinco pessoas.

Lindsey Graham, senadora pela Carolina do Sul, e uma das mais fiéis aliadas de Trump, classificou a carta de Jamie Raskin como uma "manobra política", sublinhando que “não seria do interesse de ninguém" que o ex-presidente prestasse testemunho.

Os democratas na Câmara dos Representantes alegam que são “esmagadoras” as provas de que Trump cometeu uma "traição grave ao seu juramento".

Argumento contraposto pelos advogados do ex-Presidente dos EUA que defendem que Trump "executou plena e fielmente as suas funções”, tendo exercido os seus direitos de liberdade de expressão, quando alegou que os resultados das eleições eram, no mínimo, suspeitos, nas vésperas do ataque ao Capitólio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 fev, 2021 RAM 16:44
    Nada de novo. Ilha de Santa Helena com ele.

Destaques V+