Tempo
|
A+ / A-

​JSD envia cravos vermelhos ao PS a lamentar descida no Índice de Democracia

04 fev, 2021 - 14:14 • Paula Caeiro Varela

"Está nas vossas mãos alterarem o rumo da vossa governação", apela o líder da Juventude Social-Democrata numa mensagem enviada aos socialistas.

A+ / A-

A Juventude Social Democrata (JSD) enviou para a sede nacional do Partido Socialista um ramo de cravos vermelhos, acompanhado de um bilhete para assinalar a descida de Portugal no Índice de Democracia, um estudo anual elaborado pela revista “The Economist”.

No ranking divulgado quarta-feira, Portugal desce da categoria de "país totalmente democrático", voltando à categoria de "democracia com falhas".

A comissão política da JSD, num bilhete enviado ao Secretariado Nacional do PS, diz que reconhece no PS, "apesar das suas falhas, um partido que sempre lutou pela democracia".


O cartão é assinado pelo líder da Juventude Social Democrata, Alexandre Poço, que termina dizendo que "está nas vossas mãos alterarem o rumo da vossa governação", subscrevendo-se democraticamente.

O relatório de 2020 divulgado pela “The Economist” coloca Portugal e França no mesmo patamar, sendo os dois únicos países europeus a registarem esse recuo.

Em ambos os casos as medidas de restrição impostas para conter a pandemia de Covid-19, como as proibições de circulação, são causa para esta descida, mas no caso de Portugal há outras questões sublinhadas, como a falta de transparência na nomeação do presidente do Tribunal de Contas (que teve o apoio do Presidente da República) e a redução dos debates parlamentares com o primeiro-ministro, que foi possível apenas por acordo com o PSD.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+