I Liga

Benfica luta contra a história. Nunca um campeão recuperou nove pontos de desvantagem

03 fev, 2021 - 09:00 • Eduardo Soares da Silva

Benfica caiu para o quarto lugar após a derrota no dérbi contra o Sporting e está agora a nove pontos do líder do campeonato, ainda com 18 jornadas por disputar. Jesus já foi campeão depois de ter estado cinco pontos atrás e o Boavista foi o que mais pontos recuperou na conquista do campeonato.

A+ / A-

A vitória do Sporting contra o Benfica, em Alvalade, na segunda-feira à noite, colocou a equipa de Jorge Jesus nove pontos atrás da liderança, no quarto posto da tabela. As águias precisam de fazer aquilo que nunca foi feito para chegar ao título: nunca um clube foi campeão depois de estar nove pontos atrás do líder.

Desde que a vitória vale três pontos, em 1995/96, houve dez campeões que recuperaram de uma desvantagem igual ou superior a cinco pontos, mas nunca uma equipa conseguiu recuperar nove pontos de desvantagem, a diferença que separa Benfica, no quarto lugar, e Sporting, líder do campeonato.

Jorge Jesus pode inspirar-se em si próprio, pois já conseguiu uma remontada nas contas na conquista de um título. Em 2013/14, o primeiro título do inédito tetracampeonato das águias, foi conquistado depois do Benfica ter estado cinco pontos atrás do FC Porto, à passagem da nona jornada, que era na altura treinado por Paulo Fonseca.

Duas reviravoltas recentes


FC Porto, em 2019/20, e Benfica, em 2018/19, foram os obreiros das últimas cambalhotas na tabela no que diz respeito a conquista de títulos.

A equipa de Sérgio Conceição chegou a estar, na última época, sete pontos atrás do Benfica, conseguindo recuperar e erguer o título com cinco pontos de vantagem para a equipa treinada por Bruno Lage, que deixou o comando técnico antes da época acabar, numa época marcada pela suspensão do campeonato devido à pandemia da Covid-19.

Na época anterior, os papéis foram inversos. O Benfica conseguiu recuperar os mesmos sete pontos e reconquistar o título de campeão nacional com Bruno Lage no comando técnico.

O Benfica tinha sido o protagonista da reviravolta anterior, em 2015/16, no primeiro ano de Rui Vitória à frente do clube encarnado. À 13ª jornada, as águias estavam a três pontos do FC Porto e a cinco do Sporting, tendo estado a oito dos leões devido a um jogo em atraso com o União da Madeira.

O FC Porto já conseguiu erguer mais três troféus depois de recuperações significativas. Em 2011/12, Vítor Pereira e o FC Porto estiveram cinco pontos atrás do Benfica, com apenas 11 jornadas por disputar, no campeonato em que os dragões saltaram para a liderança no clássico em que Kelvin marcou aos 92 minutos de jogo, a duas jornadas do fecho da época.

Anos antes, em 2008/09, Jesualdo Ferreira venceu o seu "tricampeonato" depois de ter estado cinco pontos atrás. Em 2005/06, o holandês Co Adriaanse esteve também a cinco da liderança e sagrou-se campeão nacional

Boavista foi o único que recuperou oito pontos


Os últimos dois títulos de campeão do Sporting foram conquistados depois dos leões terem estado atrás na classificação. Em 1999/2000, a equipa de Augusto Inácio esteve com cinco pontos de atraso para o Benfica, ainda que com 24 jornadas por disputar, e viria a recuperar e erguer o título.

Dois anos depois, Laszlo Boloni levou o Sporting à conquista do campeonato, mas os leões estiveram com cinco pontos de desvantagem para o campeão em título, o Boavista, com 23 jornadas por disputar. Foi o último título de campeão do Sporting.

Apenas uma equipa na história conseguiu recuperar de oito pontos de desvantagem e trata-se do Boavista, que venceu o seu primeiro e único título de campeão em 2000/2001, com Jaime Pacheco na liderança. Com 19 jornadas por disputar, os axadrezados tinham menos oito pontos do que o FC Porto e acabaram campeões com mais um ponto do que os dragões.

O golo de Matheus Nunes deu a vitória ao Sporting no dérbi contra o Benfica e definiu uma tarefa nunca antes atingida para o Benfica conseguir superar para voltar a ser campeão nacional.

Os encarnados, além de terem de recuperar a desvantagem para os leões, têm ainda de bater o Porto, a cinco pontos, e o Braga, que à jornada 16 tem os mesmos do Benfica, mas vantagem no confronto direto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+