Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulinho é o reforço mais caro da história do Sporting

02 fev, 2021 - 09:24 • Redação

A transferência do ponta de lança está no "top-10" das mais caras do mercado de inverno. "O melhor 9 do futebol português", na opinião de Rúben Amorim, custa 16 milhões de euros.

A+ / A-

Paulinho chega a Alvalade com o peso de ser o reforço mais caro da história do Sporting. Os leões pagam 16 milhões de euros (ME) ao Braga, por 70% do passe do jogador, numa das maiores transferências entre clubes portugueses, equivalente à que levou Rafa a mudar-se do Braga para o Benfica em 2016.

O máximo que o Sporting havia investido num jogador, até ao momento, tinha sido cerca de 12 ME em Bas Dost, o único acima dos 10 ME.

Além dos 16 milhões de euros, o Sporting irá ainda suportar a verba correspondente ao mecanismo de solidariedade da FIFA. São 800 mil euros, valor correspondente a 5% do total, que serão divididos por Santa Maria, Trofense e Gil Vicente, os três clubes que Paulinho representou entre os 12 e os 23 anos.

A transferência de Paulinho é a maior de sempre do Sporting, mas não entra no "top-10" das mais caras da história do futebol português. Darwin Nuñez, por quem o Benfica pagou cerca de 24 milhões de euros ao Almería, no início da época, é a maior compra de um clube nacional.

Danilo, atualmente na Juventus, foi contratado pelo Porto por um valor a rondar os 18 milhões de euros e fecha o "top-10".

Sétima maior transferência de inverno

O negócio entre Braga e Sporting é o maior da janela de inverno em Portugal, mas é também uma das transferências mais caras do futebol mundial neste período.

De acordo com o site "transfermarkt", especializado no mercado de transferências, Paulinho é o sétimo reforço mais caro de janeiro. Said Benrahma, contratado pelo West Ham ao Brentford, é, segundo a informação recolhida, o negócio mais volumoso (23,1 ME).

Os ingleses do West Ham também estão envolvidos na segunda maior transferência, a do ponta de lança Sébastian Haller que trocou os londrinos pelo Ajax, por 22,5 ME.

Diallo, contratado pelo Manchester United à Atalanta (21ME), Szoboszlai, que trocou o Salzburgo pelo Leipzig (20ME), Diatta, transferido do Club Burgge para o Mónaco (20ME) e Nicolò Rovella, que a Juventus assegurou junto do Génova (18ME) são os outros quatro jogadores que, de acordo com o "transfermarkt", foram mais caros do que Paulinho.

Rúben Amorim reencontra o ponta de lança que treinou no Sporting de Braga. Numa primeira reação à contratação do jogador, após a vitória sobre o Benfica para a jornada 16 da I Liga, o treinador disse que Paulinho "é o melhor 9 do nosso país".

Como parte do negócio por Paulinho, Sporar vai para Braga, por empréstimo dos leões, até ao final da época. Borja também segue para o clube minhoto, por três milhões de euros. O Sporting pagará o salário de Sporar e o Braga fica com opção de compara fixada em 7,5 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    02 fev, 2021 PORTUGAL 12:50
    Já disse aqui RR. É IMORAL esta transferência. Quando uma empresa despede TRABALHADORES, como deixam que essa mesma empresa gaste MILHÕES num Homem SÓ. Não vejo agora AQUELAS e AQUELES que tanto BARULHO fazem quando se dizem DEFENSORES do POVO e dos TRABALHADORES. Repito, é IMORAL e DESUMANO. Que o Jogador mude para MELHOR, concordo inteiramente. Mas numa altura destas alguém devia PROIBIR esta e OUTRAS transferências de MILHÕES. Na vida dos HUMANOS não pode valer tudo. Digo isto porque neste PAÍS há MUITA FOME, fome essa que aumenta com a DESUMANIZAÇÃO de muitos PEDANTES. Tenham JUÍZO.

Destaques V+