Tempo
|
A+ / A-

​Janeiro bate recorde de reclamações na altura de maior pressão para o setor da Saúde

02 fev, 2021 - 18:50 • Ana Carrilho

Foram 800 reclamações em janeiro, com o SNS a ser o alvo mais atingido.

A+ / A-

O mês em que o país bateu todos os recordes de mortes e internamentos por causa da pandemia, em que se registou a maior pressão sobre os serviços de saúde, foi aquele em que os portugueses também se mostraram menos tolerantes com os serviços de saúde, públicos ou privados. Em janeiro, o Portal da Queixa registou quase 800 reclamações e o SNS foi o alvo mais atingido.

Janeiro é o pior mês de que há registo na plataforma, que existe há mais de uma década, com uma média de 25 queixas por dia pelos serviços prestados na área da saúde. Todas somadas, quando se chegou ao dia 31, eram quase 800.

Segundo o Portal da Queixa, estes dados representam um aumento de 73% relativamente às 455 registadas há um ano, ainda antes da pandemia.

O Serviço Nacional de Saúde lidera, com 186 reclamações, seguido dos Hospitais e Centros de Saúde, Planos e Seguros de Saúde e Grupos de Saúde Privados.

Aquilo de que os portugueses mais se queixaram foi da falta de acompanhamento dos doentes por um médico, em atendimento presencial ou teleconsulta: mais de um terço das queixas. Quase ao mesmo nível, surge a insatisfação com a falta de atendimento telefónico nos diversos serviços.

Alguns dos queixosos também apontaram o dedo às muitas horas de espera para serem atendidos nas urgências hospitalares, COVID e não COVID.

Em 2020 o número de reclamações no setor da saúde quase atingiu as 7.300, mais 80% do que em 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+