Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Dez sugestões para preservar a saúde mental em tempo de pandemia

29 jan, 2021 - 19:10 • João Carlos Malta

Um segundo confinamento, ainda sem fim à vista, levou os psicólogos portugueses e a DGS a juntarem-se para ajudar os portugueses a enfrentar as sequelas psicológicas de um período tão difícil.

A+ / A-

Veja também:


O número de mortos não pára de aumentar no país, ultrapassando a inimaginável barreira dos 300 óbitos por dia motivados pela Covid-19, e o número de casos diários bate recordes sucessivos. A terceira vaga da pandemia está a ser brutal para o país e, por isso mesmo, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) elaborou o "Top 10 sugestões para preservar a saúde mental".

Perante as novas medidas decretadas no âmbito da crise pandémica que vivemos globalmente, a OPP, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, enumerou um conjunto de sugestões para "conseguir manter uma boa saúde psicológica durante este segundo confinamento", que se iniciou a 15 de janeiro.

As duas instituições concordam que a situação que "todos vivemos não é fácil", mas a OPP garante que "há alternativas para melhor lidarmos nestes momentos".

1. É natural ter sentimentos menos bons. Angústia, tristeza, medo, incerteza, frustração, cansaço e desgaste são normais nesta situação.

2. Preencha a checklist "Como me Sinto?" Esteja atento e aceite as suas emoções, sentimentos e pensamentos. O nosso humor e motivação podem flutuar – uns dias serão melhores do que outros.

3. Saiba mais sobre a sua resiliência. Acredite na sua capacidade para lidar com este desafio. Use ou adapte estratégias que já utilizou para lidar com situações difíceis na sua vida.

4. Viva um dia de cada vez. Concentre-se no aqui e agora e naquilo que pode controlar. Realize, por exemplo, atividades diversificadas que sejam tranquilizadoras e lhe deem prazer.

5. Reforce as suas relações. É tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a conexão social e relacional com os outros. Expresse os seus afetos, mesmo à distância.

6. Partilhe o que sente. Falar com familiares e amigos sobre como nos sentimos e como estamos a experienciar a situação pode ajudar a sentirmo-nos melhor. #FalarAjuda

7. Reforce os seus comportamentos pró-saúde e pró-sociais. Do nosso comportamento, empatia e solidariedade depende não só a nossa saúde e a saúde das pessoas de quem gostamos, mas a saúde e o bem-estar de todos. Mantenha o contacto com familiares e amigos que possam estar em situações de maior vulnerabilidade.

8. Estabeleça expectativas e objetivos realistas para este período. Respeite o seu ritmo e as suas necessidades, dia-a-dia. Seja flexível e aceite que fará o melhor que puder com as circunstâncias que tem.

9. Reduza a consulta de informação sobre a pandemia para apenas uma a duas vezes por dia e em fontes de informação credíveis e atualizadas. Se possível, estabeleça períodos sem telefone, televisão ou outros ecrãs.

10. Invista num estilo de vida saudável. Escolha alimentos saudáveis, mantenha atividade física e bons hábitos de sono. Um estilo de vida saudável melhora o humor e a saúde.

Os psicólogos portugueses alertam, no entanto, que no caso de "se sentir verdadeiramente sobrecarregado pelos sentimentos e pensamentos ou incapaz de fazer a sua rotina diária", cada um deve pedir ajuda, ligando para a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24 (808 24 24 24).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+