Tempo
|
A+ / A-

​Preço do gás de botija pode aumentar a partir de quarta-feira

02 fev, 2021 - 14:12 • Sandra Afonso

O objetivo é acomodar a subida das cotações dos gases de petróleo liquefeito, refere a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A+ / A-

O regulador aumentou os valores máximos que podem ser cobrados aos clientes finais pelo gás engarrafado, nesta altura de pandemia. A medida entra em vigor na quarta-feira.

O objetivo é acomodar a subida das cotações dos gases de petróleo liquefeito. Em comunicado, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) refere que o butano subiu 3,7% e o propano 16,6%, no primeiro mês do ano.

A partir desta quarta-feira, o GPL butano nas garrafas com capacidade de 12,5 e 13 quilos, pode ser vendido por 23,18 euros e 24,10 euros, respetivamente.

Já pelo GPL propano, na garrafa de 9 quilos, pode ser cobrado até 20,27 euros. Na garrafa de 11 quilos, o limite são 24,77 euros.


O GPL propano na garrafa de 35 quilos não poderá ultrapassar os 71,09 euros e, na garrafa de 45 kg, os 91,40 euros.

Os comercializadores só podem cobrar custos de entrega quando as garrafas são adquiridas fora do local de venda, ou seja, o pedido é feito por telefone ou internet.

A ERSE lembra ainda que o preço do serviço de entrega deve corresponder aos custos de prestar esse serviço.

A fixação administrativa de preços surgiu no primeiro confinamento, para travar o “aumento da margem de comercialização praticada pelos operadores retalhistas, em contraciclo com a evolução dos preços dos derivados nos mercados internacionais”.

Uma iniciativa que tem sido criticada pelo sector, por não ter em conta as atuais circunstâncias em que é prestado e o valor que representa, sobretudo em comunidades e indústrias isoladas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    02 fev, 2021 Baguim do monte 15:28
    Não façam isso, nem pão nem água nem sal nem luz

Destaques V+