Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19. Bayer vai produzir vacina desenvolvida pela CureVac

01 fev, 2021 - 12:40 • Lusa

Até 2022, pretende-se produzir 600 milhões de doses. A Bayer e a CureVac já tinham anunciado cooperação apenas para trabalhos com vista à aprovação da vacina. Em novembro, a Comissão Europeia anunciou um contrato para assegurar a aquisição de 405 milhões de doses da potencial vacina.

A+ / A-

Veja também:


A farmacêutica alemã Bayer anunciou nesta segunda-feira um acordo para a produção da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela CureVac.

"Temos capacidade para produzir a vacina de mRNA da CureVac", disse Stefan Oelrich, numa conferência online, acrescentando que a meta é produzir 160 milhões de doses em 2022.

A vacina da Curevac ainda está em avaliação e é baseada na mesma tecnologia das já aprovadas pela Moderna e Pfizer/BioNTech.

No início do mês, a Bayer e a CureVac tinham anunciado uma cooperação que, no entanto, apenas contemplava trabalhos anteriores com vista à aprovação da vacina.

O presidente da CureVac, Werner Haas, disse nessa conferência de imprensa que esperava que a empresa pudesse disponibilizar 300 milhões de doses até o final deste ano.

Até 2022, está projetada a produção de 600 milhões de doses, embora com o aumento da rede de produção possa chegar a mil milhões.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, saudou a cooperação entre as duas empresas e disse que as vacinas também continuarão a ser necessárias após o verão.

Por um lado, ainda não está claro por quanto tempo dura a proteção gerada por uma vacina e, além disso, não está descartado que as mutações obriguem a adaptar algumas delas.

Em novembro, a presidente da Comissão Europeia anunciou um contrato com a alemã CureVac para assegurar a aquisição de 405 milhões de doses de uma potencial vacina para a União Europeia.

“Estou feliz por anunciar um novo acordo: amanhã vamos autorizar um novo contrato para assegurar mais uma vacina para a Covid-19 para os cidadãos europeus, que nos vai permitir adquirir até 405 milhões de doses da vacina produzida pela empresa europeia CureVac”, anunciou Ursula von der Leyen.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+