Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Transferências

Janeiro com pouco movimento. Mercado de inverno fecha esta segunda-feira

01 fev, 2021 - 09:00 • Eduardo Soares da Silva

Clubes podem inscrever jogadores até à meia-noite numa janela de transferências que teve pouco movimento nos grandes clubes portugueses.

A+ / A-

O mercado de transferências de inverno encerra esta segunda-feira, sendo que os clubes portugueses têm até à meia-noite para inscrever jogadores na I Liga e na II Liga.

As inscrições estiveram abertas desde 4 de janeiro até esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, período no qual os clubes puderam fazer os últimos ajustes nos plantéis até ao final da temporada. A janela de verão fechou apenas a 6 de outubro e reduziu o tempo entre o primeiro e o segundo mercado da temporada.

A janela de transferências, à semelhança da de verão, voltou a ser muito marcada pela pandemia e investimento reduzido, pautando-se por reforços clínicos para colmatar alguma lacuna nos plantéis. Os três grandes foram dos que menos contrataram.

O Sporting, líder do campeonato, não anunciou qualquer entrada, nem saída, tal como o FC Porto também não contratou. Shoya Nakajima deixou o plantel e seguiu emprestado para o Al Ain. O Benfica fechou a contratação de Lucas Veríssimo, mas não viu ninguém sair do plantel principal.

No plano das contratações, o Famalicão foi o clube que mais contratou, com sete reforços anunciados para ajudar a fugir aos lugares de despromoção, em busca de uma temporada tranquila como a anterior.

Rúben Vinagre, Diogo Figueiras, Manuel Ugarte, Kraev, Alexandre Guedes, Heriberto Tavares e Ivo Rodrigues e foram anunciados como reforços, com Dyego Sousa, Trotta, Rúben Lameiras e Guga a seguir em sentido oposto.

Os dois clubes em lugares de despromoção não mexeram muito nos plantéis. O Boavista, último classificado, apenas contratou Juninho e anunciou a saída de Juwara, enquanto que o Farense recrutou André Pinto e Tomás Tavares, tendo emprestado Patrick Fernandes.

Como é habitual no plano das saídas, o mercado de transferências de janeiro pautou-se mais por ajustes no plantel e saídas de jogadores com menor utilização.

Ainda assim, alguns clubes perderam referências no onze inicial. Oleg Reabciuk trocou o Paços de Ferreira pelo Olympiacos, Thiago Santana e Rashid deixaram o Santa Clara depois de várias temporadas nos Açores, Diego Lopes e Lucas Piazón saíram do Rio Ave e Rúben Lameiras trocou o Famalicão pelo Vitória de Guimarães.

O mercado ainda pode mexer durante o dia de hoje e os clubes poderão apresentar reforços inesperados. Certo é que, a partir da meia noite, os plantéis estão fechados para transferências até ao final da temporada.

Há ainda mercados abertos por todo o planeta, como Áustria (8 de fevereiro), Suíça (15 de fevereiro), Roménia (15 de fevereiro), Argentina (19 de fevereiro) e Rússia (25 de fevereiro), que podem ainda contratar jogadores em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+