Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia

Eutanásia. Representantes de nove comunidades religiosas condenam “retrocesso civilizacional”

30 jan, 2021 - 18:34 • Ecclesia

Grupo de Trabalho Inter-Religioso|Religiões-Saúde critica deputados por falta de solidariedade com quem luta pela vida, num momento de pandemia.

A+ / A-

O Grupo de Trabalho Inter-Religioso|Religiões-Saúde (GTIR), com representantes de nove comunidades, criticou este sábado em comunicado a legalização da eutanásia, aprovada esta sexta-feira no Parlamento, falando em “retrocesso civilizacional”.

“Face àquilo que consideramos ser uma rutura no dique da vida e um retrocesso civilizacional em função das ideologias do desejo, reforçaremos o nosso empenho na proclamação dos valores da vida e na formação humana”, indicam os signatários do comunicado, enviado à Agência Ecclesia.

O documento é assinado por representantes da Aliança Evangélica Portuguesa, Comunidade Hindu Portuguesa, Comunidade Islâmica de Lisboa, Comunidade Israelita de Lisboa, Igreja Católica, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Patriarcado Ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), União Budista Portuguesa e União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia.

“Cada pessoa é, na verdade, única e irrepetível, insubstituível e necessária à sociedade de que faz parte. Não há vidas descartáveis”, sustentam.

O texto sublinha que os portugueses estão “atordoados pelo tsumani provocado pela pandemia em número de mortos e infetados e incrédulos face ao número de ambulância que acorrem aos cuidados de saúde ficando horas e horas à espera de cuidados, às angústias das famílias e desespero de muitos doentes”.

“Com sublime indiferença à realidade da cidade e do país, a maioria relativa dos deputados levou a Assembleia da República a oferecer aos portugueses uma lei para morrer (ou matar?), a eutanásia”, acrescenta o comunicado.

O GTIR sustenta que, perante o sofrimento, é necessário “amparar, acompanhar, curar e cuidar com compaixão o seu semelhante doente, vulnerável e frágil”.

Aquilo que a Assembleia Parlamentar ofereceu como saída à pessoa que sofre gravemente é a morte a pedido (por enquanto). O que esperar face às dificuldades no acesso aos cuidados de saúde, à pobreza, à grave insuficiência de cuidados continuados, à inexistência de uma rede de cuidados paliativos, ao depósito de idosos em muitos lares, às graves insuficiências do SNS?”.

O Grupo de Trabalho Inter-Religioso|Religiões-Saúde fala em “niilismo moral, relativismo ético e indiferença individualista” que levaram à decisão da Assembleia da República.

Os signatários assumem o compromisso de uma “maior proximidade aos doentes através do acompanhamento espiritual”.

“Sabemos pela experiência de acompanhamento compassivo que esse pedido é não só um grito suplicante por ajuda no controlo sintomático da dor, mas é também um pedido dramático de proximidade humana e um desejo de sentido espiritual”, indicam.

O comunicado destaca que a vida tem “um caracter sagrado”, apontando ao “respeito pela vida própria e o respeito pela vida do outro”, ensinado pelas grandes tradições religiosas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    31 jan, 2021 Funchal 18:24
    Muitos pedem para morrer por causa das condições de tratamento, desde a medicação e companhia, não querem ser um fardo, para os outros. Com bons tratamentos e alternativos, carinho , companhia, muitos desistiriam da ideia. O sofrimento, em especial o psicológico, faz querer morrer, de modo a fugir ao mesmo. Mas, cada caso é um caso...mas eu escolho viver, não sei o que vem depois da morte e posso ficar pior se pedir para morrer. Força aos que sofrem.

Destaques V+