Tempo
|
A+ / A-

Vacinação

Delegado do INEM-Porto diz que só evitou que se deitassem vacinas ao lixo

30 jan, 2021 - 18:21 • Lusa

António Barbosa diz que o único critério que teve em conta foi a proximidade e a disponibilidade.

A+ / A-

Veja também:


O delegado do INEM no Porto assumiu este sábado que autorizou a vacinação de 11 funcionários de uma pastelaria próxima, mas recusou qualquer favorecimento, assegurando que se tratou apenas de evitar que as vacinas fossem para o lixo.

Falando aos jornalistas no INEM-Porto, António Barbosa disse que a vacinação dessas pessoas obedeceu apenas a um critério de “disponibilidade e proximidade” e não outro.

Segundo a sua versão, havia mais 11 vacinas preparadas para o pessoal do INEM do que o que se veio a verificar ser necessário e a alternativa ao que determinou seria o desperdício.

“Atendendo o que está descrito na norma, a alternativa a vacinar cidadãos próximos seria descartar, literalmente deitar ao lixo”, disse.

Uma resposta à pedidos de esclarecimento da Lusa referia, contudo, que “os prazos estipulados para administração das vacinas após descongelação e diluição, bem como a logística de todo este processo de vacinação, nomeadamente a exigência de condições de assepsia na sua preparação, não permitiriam a administração destas doses sobrantes a pessoas externas, e em ambientes externos ao INEM”.

António Barbosa disse ter colocado o seu lugar à disposição da administração – e não apresentado a sua demissão – depois de ter sido noticiado que o instituto tinha vacinado contra a Covid-19 funcionários de uma pastelaria no Porto, confirmou à Lusa fonte do instituto.

Segundo o Correio da Manhã, que avançou a notícia, "todo o 'staff' do estabelecimento, situado na porta ao lado do INEM, no Porto, recebeu já as duas doses da vacina".

A situação do Porto é conhecida após a Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (APROSOC) ter denunciado, a vacinação de profissionais não prioritários na sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O instituto respondeu então que recebeu 1.174 vacinas, mas como alguns profissionais essenciais não puderam ser vacinados por razões de saúde, sobraram 92 doses que foram dadas a outros funcionários, como forma de evitar desperdícios.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou na sexta-feira que vai verificar o cumprimento das normas e orientações aplicáveis ao processo de administração da vacina contra a Covid-19.

“Esta inspeção vai abranger, nesta fase, as cinco administrações regionais de saúde, IP, os hospitais, os centros hospitalares e as unidades locais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como algumas entidades que integram os serviços centrais do Ministério da Saúde”, adianta a IGAS numa nota de imprensa publicada no seu portal eletrónico.

Segundo a IGAS, a inspeção assenta em três vertentes: critérios de seleção das pessoas a vacinar dentro dos grupos prioritários, procedimentos de gestão das doses excedentes e medidas preventivas do desperdício.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel ferraz
    31 jan, 2021 Porto 16:10
    Isto ainda é a ponta do véu. Investigue-se porque vai aparecer mais. Estes chicos espertos fazem das pessoas burras. Demitir e fazer pagar as vacinas que utilizou indevidamente.
  • Cidadao
    31 jan, 2021 Lisboa 13:09
    Numa pesquisa ao Google Maps, vê-se que há um quartel de Bombeiros ao pé, cujo trajecto demora no maximo 15 minutos. Não seria mais útil ter pegado no telefone e chamar esses bombeiros?
  • EU
    31 jan, 2021 PORTUGAL 12:50
    E o Hospital " ORDEM " da Lapa ou o Quartel General da Região Militar do Norte. É o VEDETISMO associado ao DEIXA ANDAR.
  • Nuno Pereira
    31 jan, 2021 São João da Madeira 06:47
    Perto da sede do INEM Porto está o hospital da Trindade ou os Bombeiros Portuenses. Porque não chamaram pessoal de lá para serem vacinados? Demorariam 5 min a chegar ao INEM. É sempre o mesmo amiguismo saloio a funcionar neste país. Este plano de vacinação é uma palhaçada.
  • EU
    30 jan, 2021 PORTUGAL 19:57
    Não é preciso dizer NADA, pois não. DELEGADO? Mais um exemplo do SNS. E o ARTISTA das 21,30, sou EU?

Destaques V+