Tempo
|
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Ainda mais confinados e em guerra de vacinas - Visto de Fora

Visto de Fora

Ainda mais confinados e em guerra de vacinas

29 jan, 2021 • Anabela Góis


Portugal ainda não chegou ao pico da pandemia de Covid-19 e o momento é de tragédia, mas também de muita polémica.

Os dois jornalistas estrangeiros comentam, nesta sexta-feira, o pedido de ajuda internacional lançado por Portugal, numa altura em que o Sistema Nacional de Saúde começa a ter dificuldade em dar resposta face ao aumento de casos de Covid-19. E lembram que vários outros países fizeram o mesmo na primeira vaga.

Com o pior mês de sempre da pandemia a terminar, Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici analisam a evolução dos números em Portugal e as medidas do novo estado de emergência, que nos deixam a todos (e ao país) ainda mais confinados.

A polémica à volta das vacinas é outro assunto em análise: se, por um lado, temos a AstraZeneca a tentar beneficiar o mercado britânico e a União Europeia a ameaçar a farmacêutica com represálias, por outro, começam a repetir-se os casos de pessoas que passam à frente dos grupos prioritários para vacinação.

Os sinais de impaciência com as medidas para conter o Sars-Cov-2, de que são exemplo os confrontos nos Países Baixos, são outro tema em análise.

Olivier e Begoña fazem ainda a leitura dos resultados das eleições presidenciais em Portugal, no passado dia 24.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.