Tempo
|
A+ / A-

Médicos Católicos querem que Marcelo vete a lei da eutanásia

29 jan, 2021 - 16:23 • Olímpia Mairos

Para os médicos católicos, a aprovação da lei da eutanásia "neste momento é uma afronta ao período mais crítico da história do SNS”.

A+ / A-

A Associação dos Médicos Católicos Portugueses apela ao Presidente da República para que “escute os portugueses e evite que um dos primeiros atos do seu segundo mandato seja a aprovação de uma lei que torna Portugal membro de um grupo indigno e minoritário de sete países que aprovaram a eutanásia”.

Os médicos católicos afirmam, em comunicado, que esta sexta-feira é um dia pesaroso e consideram que o processo que conduziu à aprovação da lei “é um processo insano”.

No perspectiva dos médicos católicos, a presente pandemia causada pelo SARS-CoV-19 veio “pôr a nu a insanidade deste processo”.

“Por um lado, comovemo-nos e aplaudimos o empenho abnegado dos profissionais de saúde para salvarem todas as vidas de todos os doentes, com e sem Covid-19; em contraste, espantamo-nos com a obstinação dos deputados em consagrar leis que permitem provocar a morte, a pedido, dos mais frágeis, mais doentes e que mais sofrem, num país em que lamentavelmente a maioria ainda não tem acesso aos cuidados paliativos”, denunciam.

“Somos médicos e nada nos move mais que o cuidar dos que sofrem. Com esta lei, o Estado oferece apenas uma opção à maioria dos doentes em sofrimento extremo, a morte a pedido”, acrescenta o comunicado.

Para os médicos católicos, a aprovação de uma lei da eutanásia, neste momento, “é uma afronta ao período mais crítico da história do SNS”.

O comunicado reforça ainda que “a dignidade da vida humana, consagrada na nossa Constituição e no nosso Código Deontológico, é diariamente reafirmada pelo esforço diário e admirável de todos os profissionais de saúde, nas condições limite que a presente pandemia criou”.

“Os médicos não são agentes da morte e a eutanásia não é, a nosso ver, um ato médico. Este não é o tempo de legislar sobre a morte. É o tempo de lutar pela vida e criar condições para tratar dos doentes”, defendem os profissionais de saúde.

Foi aprovado esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma que legaliza a eutanásia em Portugal, em votação final global.

O Parlamento registou 136 votos a favor, 78 contra e quatro abstenções (duas do PSD e duas do PS).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O Alentejano
    29 jan, 2021 Santa Cuz 17:29
    (A Associação dos Médicos Católicos Portugueses apela ao Presidente da República para que “escute os portugueses e evite que um dos primeiros atos...) Ingénuos o presidente ignora-os. Obcecado como está em seguir as elites iluminadas. Recordo o que foi dito pelos céus, ali para o lado dos algarves em agosto passado "Tende sempre presente meus irmãos que o plano daqueles que pretendem implantar um único governo mundial, segue sem freios, com o seu desejo do controle total do homem, de todo o que é criado, assim como da erradicação da Palavra de Deus. Desde há muitos anos vossos governantes são como bonecos manipulados pelos ditos iluminados, salvadores do mundo e isso ocorre também aqui em vosso país (Portugal), por mais que estejais a omitir os fatos."

Destaques V+