Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento

Aprovada legalização da eutanásia em Portugal

29 jan, 2021 - 14:19 • Cristina Nascimento , Susana Madureira Martins

Lei agora aprovada estabelece que a morte medicamente assistida pode ser pedida por pessoas residentes em Portugal com mais de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

A+ / A-
Aprovada legalização da eutanásia em Portugal
Aprovada legalização da eutanásia em Portugal. Veja as reações dos partidos

Foi aprovado esta sexta-feira no Parlamento o diploma que legaliza a eutanásia em Portugal, em votação final global.

O Parlamento registou 136 votos a favor, 78 contra e quatro abstenções (duas do PSD e duas do PS).

Por bancadas, o PS registou nove votos contra e duas abstenções; o PSD registou 56 votos contra e duas abstenções; o Bloco de Esquerda votou a favor; a bancada do PCP votou contra; o CDS votou contra; o PAN a favor; o PEV a favor; o deputado do Chega votou contra; o deputado da Iniciativa Liberal votou a favor. As duas deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues votaram ambas a favor.

Dos 230 deputados que compõem a Assembleia da República, 218 participaram na votação - 215 presencialmente e três por vídeoconferência.

Devido às restrições de funcionamento no Parlamento por causa da pandemia, a votação foi feita por etapas, com os deputados que votaram a entrar e sair da sala das sessões, num total de três chamadas para votação.

O diploma já tinha sido aprovado na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção do PSD.

A lei agora aprovada estabelece que a morte medicamente assistida pode ser pedida por pessoas residentes em Portugal com mais de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Olívia Sá dos
    30 jan, 2021 RioMeão 23:09
    A Eutanásia - A Vida não pertence à ignorância Humana !..Portugal é um pais que se situa na retaguarda dos mais desenvolvidos e neste campo quer liderar valores fraturantes em vez de se preocuparem com o desenvolvimento pleno da sociedade portuguesa e lutarem pelas desigualdades e integração global. A Covid não ensina ? Não chega para matar os velhos e aliviar a segurança social? Valha-nos DEUS, Valha-nos o PLANETA , O SER HUMANO perdeu o raciocínio e confunde e mistura todos os valores...Tenho pena do mundo dos meus netos !!!
  • Luis Oliveira
    29 jan, 2021 Oliveira de Azemeis 17:17
    Agora sim batemos no fundo...! Os Portugueses estão de luto, por todo o lado se ouvem os gritos da morte de tanta e tanta Gente levada por esta pandemia, e nas nossas costas, nas costas de tamanha dor, Aqueles que deviam proteger, guardar e promover a Vida, aprovam esta Lei hedionda. Em breve muito em breve venham fazer debates sobre Abstenções de 70-80% e que chegarão a 90% nas eleições...!? Deixo uma pergunta aos Deputados TODOS, que estarão a pensar os nossos Idosos neste momento? Apenas queriamos Amor e Aprovam leis para nos "despacharem" desta Vida...? logo Agora no meio desta Confusão Existencial...? que pensam os nossos Medicos e Enfermeiros desesperados para salvar mais uma vida que seja? de que nas suas costas "Banalizam" o sentido de viver...? e Hoje mais uma vez senti vergonha de ser Português.
  • Patrícia
    29 jan, 2021 Santo Tirso 16:58
    É de lamentar a provação desta lei, que pelo menos deveria ser objeto de consulta pelo povo português, É de lamentar igualmente que a Renascença limite-se a dar uma notícia e a relatar os fatos sem dar a sua perspectiva cristã de modo a esclarecer os seus leitores e ouvintes sobre aquilo que Deus Nosso Senhor pretende e o que mais Lhe agrada.
  • António dos Santos
    29 jan, 2021 Coimbra 15:58
    Uma vergonha para Portugal!!! Os portugueses não votaram para a eutanásia!!! Os criminosos dos nossos deputados, não foram mandatados para fazer esta Lei!!! Deviam ter feito um referendo, devido à responsabilidade do tema. Mas o país já está habituado a este comportamento da escumalha que são os nossos deputados.

Destaques V+