Tempo
|
A+ / A-

Lamego cria equipa de apoio de emergência às instituições

29 jan, 2021 - 15:52 • Olímpia Mairos

Entra em ação na próxima semana e vai reforçar no terreno o apoio de emergência aos equipamentos sociais.

A+ / A-

Veja também:


Face ao agravamento da atual crise sanitária, a autarquia de Lamego decidiu avançar com a criação de uma equipa de intervenção rápida. O objetivo é reforçar no terreno apoio de emergência aos equipamentos sociais.

Constituída por dez pessoas, a nova equipa intervirá, “sempre que necessário, quando se verificar uma situação de carência de recursos humanos em instituições com atividade na área social e da saúde, em situação de surto”, informa a autarquia.

O grupo que vai iniciar atividade já na próxima semana, está a receber formação do ACES Douro Sul e do Serviço Municipal de Proteção Civil e está preparado para intervir na comunidade e nas instituições.

“Estão preparados, por exemplo, para prestar cuidados de higiene, conforto e saúde, fornecer alimentação e garantir o acompanhamento e vigilância dos utentes, dentro e fora dos estabelecimentos”, acrescenta a autarquia.

Esta resposta social foi criada ao abrigo do programa MAREESS - Medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde, promovida pelo Governo.

Este reforço do apoio de emergência integra o programa “Lamego Ajuda” que auxilia e protege as pessoas mais vulneráveis, em particular a população idosa, ou em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar.

De acordo com a autarquia, ao longo dos últimos meses, várias equipas multidisciplinares têm assegurado a entrega ao domicílio de bens alimentares e de medicação, bem como atendimento telefónico especializado para apoio psicológico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+