Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Covid-19. Agência europeia aprova vacina AstraZeneca

29 jan, 2021 - 15:21 • Redação com Lusa

A recomendação deste fármaco é válida para pessoas com mais de 18 anos, sublinha a agência europeia.

A+ / A-

Veja também:


A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu esta sexta-feira "luz verde" à vacina para a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

A recomendação deste fármaco é válida para pessoas com mais de 18 anos, sublinha a agência europeia. A vacina é admistrada em duas doses, com um intervalo de quatro a 12 semanas.

É a terceira vacina contra a Covid-19 autorizada pela Agência Europeia do Medicamento.


A vacina da AstraZeneca está ainda envolta numa outra polémica, depois de a Alemanha considerar que a mesma só deve ser administrada a menores de 65 anos, devido a uma alegada falta de dados sobre a sua eficácia nas pessoas com uma idade superior. Berlim havia hoje mesmo dito esperar que a UE aprovasse a vacina produzida pela AstraZeneca mas com “restrições” em termos etários, o que acabou por não acontecer.

Em comunicado, a EMA reconhece que, nos vários ensaios levados a cabo, participaram sobretudo pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 55 anos, e não há ainda resultados suficientes nos participantes com mais de 55 anos para avaliar com rigor a eficácia da vacina acima desta faixa etária, mas argumenta que, “no entanto, é esperada proteção, já que se verifica uma resposta imunitária neste grupo etário e com base na experiência com outras vacinas”.

“Uma vez que existe informação fiável sobre segurança [da vacina] nesta população, os peritos científicos da EMA consideraram que a vacina pode ser utilizada em adultos mais velhos”, indica a agência, acrescentando que é aguardada “mais informação de estudos em curso, que incluem uma maior proporção de participantes mais idosos”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+