Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Covid-19. Quem tem mais de 80 anos começa a ser vacinado para a semana

28 jan, 2021 - 13:38 • Cristina Nascimento

Responsável pelo plano de vacinação contra a Covid-19 fez um balanço do primeiro mês de vacinação.

A+ / A-

Veja também:


O coordenador do Plano de Vacinação contra a Covid-19 anunciou a inclusão dos idosos com mais de 80 anos sem patologia associada no primeiro grupo de prioritários a ser vacinados, mantendo as pessoas entre os 50 e os 79 com determinadas doenças.

Os octagenários vão começar a ser chamados "para a semana", disse Francisco Ramos.

Pelas contas deste responsável reveladas em conferência de imprensa, estes dois grandes grupos representam 600 mil pessoas (mais de 50 anos com comorbilidades) e 340 mil pessoas (mais de 80 anos).

Até ao fim do março, se Portugal receber todas as vacinas que é previsto receber, metade destas pessoas já estarão totalmente vacinadas e a outra metade já terão a vacinação iniciada.

A União Europeia estabeleceu como meta ter vacinados, até março, pelo menos 80 % das pessoas com mais de 80 anos e 80 % dos profissionais de saúde e da assistência social em cada Estado-Membro. Até ao verão de 2021, os Estados-Membros deverão ter vacinado pelo menos 70 % da toda a população adulta.

Cerca de 810 mil vacinados no fim do primeiro trimestre

Francisco Ramos fez as contas às doses de vacinas previstas que sejam entregues, considerando que, se tudo correr como o previsto, no fim de marços, POrtugal contara com mais de 800 mil pessoas vacinadas e mais 500 mil com a primeira dose.

“Aquilo que temos garantido são 2.214.000 doses a receber até final de março. Para atingir este objetivo vamos precisar de 1.642.000 doses para vacinar por completo 800 mil pessoas e 520 mil para iniciar a vacinação. É possível atingir este objetivo com as doses que temos contratadas com a Pfizer, a Moderna e na expectativa de que a vacina da AstraZeneca seja aprovada”, explicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    28 jan, 2021 Lisboa 13:59
    Ou seja, além da quadrilha de políticos e oportunistas, vão entrar para a 1ª fase, 340 000 pessoas extra, ao mesmo tempo que há "acidentes" de carrinhas, "avarias na refrigeração" e quejandos a inutilizar vacinas - ou a permitir encher as doses de água, e a dizer "estragou-se", enquanto a verdadeira vacina foi contrabandeada - e os Pfizers, Modernas, astrazenecas e companhia, avisam que vão entregar muito menos vacinas que o acordado. Milagre da Multiplicação, ou mais uma aldrabice pegada?

Destaques V+