Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Portugal entre os quatro países com restrição de entrada na Alemanha

28 jan, 2021 - 11:21 • Lusa

Predominância da nova variante do novo coronavírus é a razão apontada. Lista poderá ser alargada a mais países em breve, admite ministro alemão da Administração Interna.

A+ / A-

Viajantes de Portugal, do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil vão ser impedidos de entrar na Alemanha, confirmou nesta quinta-feira o ministro alemão do Interior, Horst Seehofer.

"Neste momento, estamos na fase de coordenação entre os ministérios para proibirmos a entrada de [pessoas provenientes] destes países. Quero dizer, de regiões onde se apresentam as mutações" do SARS-CoV-2, disse o ministro antes da reunião informal dos ministros do Interior da União Europeia, que se realiza nesta quinta-feira através de vídeoconferência.

Seehofer admite que a lista pode vir a ser alargada nas próximas semanas. "Como sempre, em política", a questão "mais importante" agora é decidir "quais vão ser as exceções que vão ser aplicadas", acrescentou.

Nesse sentido, frisou que não quer especular e que vai esperar pelo resultado das consultas governamentais que se "estão a levar a cabo de forma muito intensa".

Na terça-feira passada, Seehofer afirmou ao diário alemão "Bild" que Berlim estava disposto a propor a redução "quase a zero" dos voos internacionais e restringir ao máximo as viagens essenciais ao país.

"O perigo provocado pelas múltiplas mutações [do novo coronavírus] obriga-nos a considerar medidas drásticas", disse Seehofer sem especificar os planos, apesar de ter indicado que se estava a estudar o endurecimento dos controlos fronteiriços, especialmente com as regiões de risco elevado.

Portugal na lista negra

No domingo, entraram em vigor na Alemanha restrições à entrada no país de viajantes provenientes de zonas de "alta incidência acumulada" em sete dias: superior a 200 casos por 100 mil habitantes.

Desses países já fazem parte cerca de 20 Estados, entre os quais, Portugal, Espanha, República Checa, Bolívia e Colômbia.

Os viajantes provenientes destes países de "alta incidência" devem apresentar um duplo teste negativo para poderem entrar em território alemão, realizado até 48 horas antes do voo e depois devem realizar um teste, no quinto dia de quarentena, quando já se encontram em território alemão.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+