Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Taxas de contágio de Covid-19 ainda muito elevadas na Europa. OMS pede paciência

28 jan, 2021 - 13:50 • Manuela Pires

Vivemos num estranho paradoxo, diz Hans Kluge. O diretor regional da OMS lembra que a estratégia para combater a Covid-19 passa por medidas graduais: “abrir e fechar, confinar e desconfinar rapidamente é errado”.

A+ / A-

Veja também:


O diretor da OMS para a Europa avisa que as taxas de contágio da Covid-19 são ainda muito elevadas, pelo que ainda é cedo para aliviar as restrições. Numa conferência de imprensa, nesta quinta-feira de manhã, Hans Kluge pediu paciência, porque o processo de vacinação vai demorar muito tempo.

O diretor regional da OMS para a Europa diz que vivemos num estranho paradoxo, porque, por um lado temos a esperança de um fim à vista com as vacinas, mas, por outro, temos de continuar a cumprir as medidas restritivas, o que leva a ansiedade, fadiga e muita confusão.

Na conferência desta manhã, em Copenhaga, Hans Kluge avisou que os contágios estão ainda muito elevados e que é cedo para levantar as restrições.

“A transmissão do vírus na europa está muito elevada e tem um grande impacto nos serviços de saúde, é por isso ainda e muito cedo para relaxar. Baixar os novos contágios requere estratégias consistentes e continuadas”, refere o diretor regional da OMS para a Europa.

Hans Kluge garante que é preciso um esforço sustentado para diminuir a transmissão e lembra que apenas 3% das pessoas na Europa tiveram uma infeção confirmada pelo novo coronavírus.


O diretor regional da OMS pede, por isso, mais um pouco de paciência e avisa que já todos aprendemos que a estratégia para combater a Covid-19 é tomar medidas graduais, porque “abrir e fechar, confinar e desconfinar rapidamente é errado”.

“A introdução de medidas graduais baseadas em critérios epidemiológicos é a melhor estratégia para permitir a economia sobreviver e minimizar os efeitos colaterais”, defende.

Variantes exigem que estejamos mais alertas

Na mesma conferência de imprensa, a OMS para a Europa mostrou ainda preocupação com as novas variantes do vírus. Hans Kluge revelou que 33 países já reportaram casos da nova variante do Reino Unido e 16 a que vem da África do Sul.

Até agora, 35 países europeus já começaram a vacinação e já foram administradas 25 milhões de doses de vacinas, que mostram ser eficazes e seguras, mas Kluge avisou que é preciso ter paciência, porque este processo vai durar muito tempo.

“Temos de ter paciência, porque vai demorar algum tempo a vacinação contra a Covid-19. À medida que vão surgindo novas variantes, mais transmissíveis, do vírus, temos de continuar alerta, temos de ser pacientes e resilientes para acatar todas as medidas que protegem os nossos sistemas de saúde de colapsarem”.

O diretor da OMS para a Europa avisa que as novas variantes são mais transmissíveis e, por isso, tornam urgente a vacinação dos grupos prioritários. Mas reconheceu também que o ritmo de produção e distribuição das vacinas não correspondeu às expectativas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+