Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Taborda da Gama: "Podíamos ter-nos preparado melhor para certas coisas"

Fernando Medina

"É da maior importância esclarecer sobre eficácia das máscaras tradicionais"

28 jan, 2021


Medina e Taborda da Gama debatem as novas medidas anunciadas pelo Governo para conter a propagação do coronavírus, numa altura em que a estirpe inglesa, mais contagiosa, já representa 50% das infeções na região de Lisboa e Vale do Tejo.

No debate desta quinta-feira entre Fernando Medina e Taborda da Gama, o autarca de Lisboa defende que "estamos perante uma situação muito mais grave do que algum de nós era capaz de antecipar há algumas semanas".

Para Medina, a explicação para esta evolução da epidemia de Covid-19 em Portugal "ainda não é totalmente clara, entre o que se passou no Natal e o impacto desta estirpe inglesa, motor principal da aceleração da pandemia".

A par disso, "é da maior importância que haja um cabal esclarecimento sobre a eficácia das máscaras tradicionais", numa altura em que países como a Alemanha e França estão a proibir as chamadas máscaras comunitárias, de tecido, sobretudo feitas em casa.

"Temos de saber o que se pode fazer para se tornar mais efetiva a proteção das pessoas", defende o socialista.

Já João Taborda da Gama defende que "já há muito tempo que nos podíamos ter preparado melhor para certas coisas" e para a atual situação.

"Naturalmente a intensidade e a velocidade não eram previsíveis, mas há medidas que podiam já estar no terreno", defende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fátima Castro
    29 jan, 2021 Cascaia 15:50
    O problema das máscaras de tecido é andarem com elas dias seguidos sem lavar! As cirúrgicas igualmente. Agora querem as FF2. Quem não lava as de tecido e não usa as cirúrgicas de maneira correta, vai continuar a fazer o mesmo. É só a minha opinião....