Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE está a recrutar 11 mil recenseadores para o Censos 2021

27 jan, 2021 - 19:47 • Redação

O trabalho, a começar em abril, tem a duração de cerca de dois meses e será prestado em regime de Contrato de Prestação de Serviços.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a recrutar 11 mil recenseadores, em todo o território nacional, para a operação CENSOS 2021.

O trabalho terá duração de cerca de dois meses e será prestado em regime de Contrato de Prestação de Serviços.

Os Censos, a maior operação estatística nacional, que engloba o Recenseamento Geral da População e o Recenseamento Geral da Habitação, vão ter início em abril.

A resposta será efetuada preferencialmente pela internet. Todos os alojamentos vão receber uma carta com a informação necessária para a resposta ao recenseamento "online".

Os recenseadores serão responsáveis por distribuir as cartas com os códigos para acesso aos inquéritos "online"; por prestar os esclarecimentos necessários às famílias e assegurar a totalidade das respostas, entre outras tarefas.

O INE procura, preferencialmente, candidatos com o 12º ano, competências ao nível da microinformática e da utilização de TIC, smartphone e transporte próprio.

Em comunicado enviado às redações, o INE explica que, face ao contexto epidemiológico, definiu um Plano de Contingência para a realização dos CENSOS 2021, “de modo a prevenir riscos para a população, recenseadores e demais colaboradores, bem como garantir a qualidade da execução da operação estatística”.

A opção pela pela recolha de informação através da internet foi reforçada, com apoio à população através de uma linha telefónica, dirigida essencialmente a grupos com maior dificuldade na resposta "online" ou impedidos de contacto presencial.

O registo de candidaturas deve ser efetuado online. A seleção de candidatos será realizada ao nível das autarquias locais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+