Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Governo garante estar atento a taxas de esforço dos hospitais de Lisboa

27 jan, 2021 - 13:55 • Lusa

O secretário de Estado reagiu à carta em que administrações de vários hospitais da Área Metropolitana de Lisboa se queixam de que a distribuição de doentes não está a ser "equilibrada".

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou nesta quarta-feira que o Governo está atento às diferentes taxas de esforço dos hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, em função de um maior equilíbrio.

"Estamos atentos às taxas de esforço, de forma a equilibrarmos essas taxas, para que não haja hospitais com 50%, 60% ou 70% e outros com 25% e 30%", disse Lacerda Sales aos jornalistas, após uma visita a uma estrutura de retaguarda de combate à Covid-19, instalada no Hospital Militar de Coimbra.

O secretário de Estado respondia a questões sobre um documento conjunto das administrações de sete hospitais da Área Metropolitana de Lisboa, no qual se critica a distribuição de doentes entre os hospitais da região, referindo que as unidades periféricas têm uma maior taxa de esforço do que as centrais.

"Vi essa carta e estamos sempre muito atentos a todos os sinais que surgem no terreno", garantiu António Lacerda Sales.

Num documento revelado hoje pelo jornal "I", que escreve que a carta já foi enviada à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, as administrações do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital Beatriz Ângelo (Loures), Hospital Garcia de Orta (Almada), Hospital José de Almeida (Cascais), Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e Hospital de Vila Franca de Xira, dizem que a distribuição de doentes não está a ser "equilibrada".

Questionado sobre a situação do Amadora-Sintra, em que houve necessidade de transferir doentes para estabilizar a rede de oxigénio medicinal daquela unidade, António Lacerda Sales frisou que o Governo "está em condições de garantir que fará todos os esforços para que essas situações não se voltem a repetir".

O secretário de Estado salientou ainda a "cooperação institucional" entre hospitais do sistema público e privado na transferência dos doentes.

O Hospital Amadora-Sintra garantiu, nesta quarta-feira, que a rede de oxigénio medicinal já está a funcionar de forma estabilizada e em segurança, depois dos problemas que na terça-feira obrigaram a transferir 43 doentes para outras unidades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+