Tempo
|
A+ / A-

​Cerca de 600 de vacinas Covid-19 danificadas no Hospital de Penafiel

27 jan, 2021 - 15:57 • Redação, com Lusa

Conselho de Administração ordenou, de imediato, a abertura de um processo de inquérito. Falha estará associada a uma "utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital".

A+ / A-

Veja também:


Um lote de cerca de 600 vacinas contra a Covid-19 que ia ser administrado aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), que inclui os hospitais de Penafiel e Amarante, foi danificado durante a noite de segunda para terça-feira, impossibilitando a sua utilização.

A notícia foi avançada esta quarta-feira à tarde pelo "Jornal de Notícias" e confirmada pela administração do hospital.

As vacinas para a Covid-19 ficaram inutilizadas devido a uma "utilização inadequada dos sistemas de refrigeração da farmácia do hospital", disse o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em comunicado.

O conselho de administração "ordenou, de imediato, a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime".

Segundo a fonte, o problema ocorreu com 113 frascos (cada um daria para cinco ou seis vacinas) que tinham chegado na segunda-feira ao hospital e deviam ter sido administradas na terça-feira.

O CHTS sediado em Penafiel informa "que, assim que teve conhecimento do problema", na manhã de terça-feira, realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas".

"As vacinas devem chegar já na quinta-feira, procedendo-se à vacinação imediata dos profissionais, entre amanhã e sábado", assegura o CHTS.

O hospital indica, por outro lado que, "atendendo à sensibilidade que esta questão comporta e à sua relevância social, foram ainda determinadas medidas reforçadas de vigilância permanente no local, sempre que existam vacinas para ser administradas".

A mesma fonte diz ser de "lamentar profundamente, uma vez que, quer no CHTS quer em toda a rede do SNS, são fornecidas instruções de trabalho específicas para o seu manuseamento".

Portugal regista esta quarta-feira um novo máximo de 293 mortes por Covid-19, avança o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). O recorde anterior era de ontem, com 291 óbitos.

O número de novos casos do novo coronavírus é de 15.073 no espaço de 24 horas. É o pior dia de sempre no que diz respeito a infeções.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 jan, 2021 Lisboa 21:06
    É uma carrinha que se "espalha" e perde doses, agora é um sistema de refrigeração mal manipulado que estraga vacinas... começa a ser suspeito. Vejam lá é se essas 600 doses não seguem de contrabando para alguém que paga bem por elas, ou são "desviadas" para vacinar políticos que deviam ser vacinados só na 3ª fase...
  • EU
    27 jan, 2021 PORTUGAL 18:50
    Está aqui o EXEMPLO. É este o SNS existente neste País. Para AQUELAS Pessoas que tanto falam no SNS está aqui a PROVA como funcionam MUITOS. INCÚRIA PURA. É caso para dizer, quantos MAIS, PIOR. Tomem, agora, a CULPA a quem manda no Ministério da Saúde.
  • Observador
    27 jan, 2021 Portugal 17:08
    Demissão do ou dos responsáveis, é pouco. Passar para ultimo lugar da 3ª fase de vacinação, indemnizar o preço das vacinas estragadas, era uma ideia a seguir

Destaques V+