Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidenciais 2021

Presidenciais. Votos no estrangeiro duplicaram em relação a 2016

26 jan, 2021 - 19:43 • Redação

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna revela que a Suíça foi o país onde, em termos globais, se registou o maior número de votantes. Seguiram-se o Brasil, a França e o Reino Unido

A+ / A-

O número de votos no estrangeiro para a eleição do Presidente da República “duplicou” face à última eleição presidencial de 2016, anunciou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna.

Os dados provisórios, divulgados através de um comunicado, apontam para 27.615 votos em relação aos 14.150 de 2016.

Entre os dias 23 e 24 de janeiro, os eleitores portugueses residentes no exterior votaram em 164 secções de voto em cerca de 145 serviços consulares da rede externa portuguesa.

O número de locais de voto, o mais elevado de que há registo e para onde foram enviadas 15 toneladas de material eleitoral, bem como o número de secções de voto, representa um aumento de cerca de 30% face à eleição presidencial de 2016.

Numa altura em que ainda falta apurar os resultados de três postos consulares, o MAI indica que este aumento, a confirmar-se, verifica-se também em relação aos números da eleição para o Parlamento Europeu de 2019, que registou 13.816 votantes.

O MAI assinala, ainda, que “os postos consulares onde se registou um maior número de votantes foram, por ordem decrescente, Londres, Luxemburgo, Paris e Macau” e que, em termos globais, por país, “a Suíça foi o país onde se registou o maior número de votantes. Seguiram-se o Brasil, a França e o Reino Unido”, pode ler-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+