Tempo
|
A+ / A-

Hospital Garcia de Orta inaugura nova enfermaria Covid e vai expandir cuidados intensivos

26 jan, 2021 - 17:58 • Lusa

Nova enfermaria para doentes covid tem uma capacidade total de 33 camas e vem reforçar o hospital de Almada, que nos últimos dias registou uma lotação a superior a 300%.

A+ / A-

Veja também:


O Hospital Garcia de Orta (HGO) acolheu esta terça-feira os primeiros 10 utentes numa nova enfermaria para doentes covid, com um total de 33 camas, anunciou unidade hospitalar de Almada, no distrito de Setúbal.

"O processo de abertura de novas camas vai ser faseado e prosseguir até perfazer a totalidade de camas da nova enfermaria", refere o HGO em comunicado, adiantando que continua a ter necessidade de transferir pacientes, como aconteceu na segunda-feira, em que teve de enviar mais cinco doentes covid para outros hospitais.

"A par da abertura da nova enfermaria destinada a doentes covid, o HGO continua a trabalhar para, no final do mês de janeiro, poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral e aumentar a lotação de cuidados intensivos", acrescenta o documento.

O comunicado refere também que o HGO recebeu na segunda-feira alguns doentes da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Alfeite, em Almada, que, devido ao agravamento da sua condição clínica, tiveram de ser transferidos para aquela unidade hospitalar.


O HGO sublinha ainda, e agradece mais uma vez, "o elevado esforço, dedicação e compromisso dos seus profissionais que têm sido determinantes para dar resposta os doentes covid e não covid".

Por outro lado, apela à população dos concelhos de Almada e Seixal, para que, em caso de doença, recorra em primeiro lugar ao médico de família e Centro de Saúde.

Hoje, o HGO regista um total de "215 doentes positivos por infeção por SARS-COV-2, dos quais 188 estão internados em enfermaria, 19 doentes em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e oito doentes internados em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD)".

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+