Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abstenção recorde nas presidenciais ultrapassa os 60%

24 jan, 2021 - 23:51 • Joana Gonçalves

Nunca, em dez anos de eleições à Presidência da República, a percentagem de votantes foi tão baixa. Estão apenas por apurar os votos de três consulados.

A+ / A-

Veja também:


Portugal registou, este domingo, a maior taxa de abstenção em eleições presidenciais de sempre. Cerca de 60,5% dos eleitores inscritos não foram às urnas, quer por impossibilidade devido à pandemia, quer por desinteresse. Estão apenas por apurar os votos de três consulados, dois na China e um em Moçambique.

A abstenção supera, assim, os 51,34% das eleições de 2016, que ditou a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa.

As eleições presidenciais de 2011 foram as primeiras em que a percentagem de abstencionistas ultrapassou os 50%. Nas eleições de 2006, em que Jorge Sampaio ganhou o seu segundo mandato, a abstenção chegou aos 49,09%.

É de sublinhar que nestas eleições os cadernos eleitorais contam com mais cerca de um milhão de eleitores do que as anteriores, na maioria emigrantes.

Apesar de a percentagem de abstenção ter sido elevada nestas presidenciais, a nível nacional nada bate as eleições europeias, em que a taxa de abstenção supera consistentemente os 60% desde 1994, em que se fixou nos 64,49%, tendo ficado nos 59,97% em 1999 e subido sempre desde aí.

O recorde absoluto foi atingido nas últimas europeias, ficando muito perto dos 70%, nos 69.27.

Nas legislativas o valor da abstenção tende a ser mais baixo. Em 2019 foi batido o recorde, com uma abstenção de 51,43%.

Já nas autárquicas a participação tem sido sempre acima dos 50% e o máximo de abstenção foi em 2013, com 47,40%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+