Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Ricardo Mexia defende novas recomendações da DGS sobre uso de máscara

25 jan, 2021 - 23:31 • Pedro Filipe Silva com redação

França, Alemanha e Áustria já recomendaram o uso de máscaras FFP 2, mais eficazes para travar os contágios. Em Portugal, a medida só será exequível quando houver material. "Máscaras FFP 2 não são propriamente o que temos mais disponível", reconhece o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defende que a Direção-Geral da Saúde (DGS) deve reequacionar as recomendações para a utilização de máscaras contra a Covid-19 pela população.

Em declarações à Renascença, Ricardo Mexia reconhece que a questão é “complexa”, porque, numa altura em que se sabe que as novas estirpes da Covid-19 são mais contagiosas e têm efeitos mais severos, “a questão é conseguir reequilibrar a nossa capacidade de impedir a disseminação. Daí que alguns estados-membros tenham adotado novas orientações em relação a essa matéria, porque nós sabemos que as máscaras não são todas iguais e, portanto, também têm diferentes capacidades de filtração”, refere.

Para este especialista, o facto de Portugal atravessar, nesta altura, um período de grande contágio, por causa da disseminação de casos da variante do Reino Unido, deve levar a DGS a ponderar “alguma mudança nas recomendações e nas normas em vigor”.

Esta segunda-feira, a França passou a proibir o uso de máscaras que não sejam do tipo FFP 1 e FFP 2, à semelhança do que já fizeram os governos da Alemanha e da Áustria.

No entanto, de acordo com o Jornal de Notícias, a DGS não tenciona, para já, alterar as normas de utilização de máscaras, à semelhança de outros estados-membros da União Europeia.

Estabelecendo o paralelismo com a realidade portuguesa, Ricardo Mexia lembra “temos de ter uma boa utilização desses equipamentos e eles também têm estar disponíveis. Máscaras FFP 2 não são propriamente o que temos mais disponível, teria de haver uma preocupação de que era uma medida exequível”.

Contudo, diz, o mais importante é “ter muita cautela em relação a todas as medidas, particularmente aquelas do distanciamento físico, a questão do confinamento com um cumprimento bastante assertivo para ultrapassar a situação bastante difícil em que estamos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+