Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Idosos com mais de 80 anos passam a prioritários na vacinação Covid

25 jan, 2021 - 12:33 • Cristina Nascimento

Anúncio feito pela ministra da Saúde. Marta Temido garante que vacinação nos lares e na rede de cuidados continuados vai estar concluído até ao fim da semana.

A+ / A-

Veja também:


A ministra da Saúde anunciou esta segunda-feira que o plano de vacinação contra a Covid-19 vai ser atualizado para passar a incluir no primeiro grupo de prioritários os idosos com mais de 80 anos. Marta Temido falava após uma reunião com o grupo responsável pela coordenação do plano de vacinação.

Temido comprometeu-se assim com o cumprimento das metas estabelecidas pela União Europeia que quer que até ao fim de março estejam vacinados 80% dos idosos com mais de 80 anos. A ministra ressalvou, no entanto, que esta meta só pode ser cumprida, se forem respeitados os calendários de entrega das vacinas contratualizadas por Bruxelas.

A governante revelou ainda que, tal como previsto, até ao fim da semana será concluída a vacinação nos lares e nas unidades de cuidados continuados. "Até hoje já foram vacinados 160 mil profissionais e utentes de lares e da rede de cuidados continuados, um processo que deve ficar concluido até ao fim da semana, como previsto", reforçou.

Questionado pela Renascença, o Ministério da Saúde adiantou que, até às 13h30 de hoje, já tinham sido administradas 258.371 doses em Portugal, das quais 227.666 primeiras doses e 30.651 segundas doses.

Nas declarações aos jornalistas, Temido revelou ainda que "até ao fim deste mês vão estar vacinados 100 mil profissionais de saúde" considerados prioritários do Serviço Nacional de Saúde, do INEM, do Instituto Nacional Ricardo Jorge, do Instituti Português do Sangue e da Transplantação, mas também do Hospital das Forças Armadas, serviços de saúdes dos serviços prisionais, do Instituto de Medicina Lega, bem como dos hospitais privados e do setor social que estão a receber doentes Covid.

Uma vez terminada esta fase da vacinação, seguir-se-á a vacinação de outros serviços essenciais, entre os quais bombeiros, forças de segurança e titulares de órgãos de soberania.

Temido revelou ainda que na próxima semana começará a vacinação das pessoas com mais de 50 anos com comorbilidades de risco. Pelas estimativas da ministra, este grupo inclui cerca de meio milhão de pessoas que serão identificadas através dos cuidados de saúde primários ou unidades privadas do setor privado e social, se não forem seguidos pelo SNS.

De acordo com a ministra da Saúde, até às 19h00 deste domingo foram administradas 255.700 vacinas. Temido adiantou ainda que chegaram esta segunda-feira mais 99.450 doses de vacinas contra a Covid-19, elevando o total acumulado pelo país desde o início da vacinação em 27 de dezembro para 411.600 doses.

Temido abordou ainda a questão do prazo de 21 dias entre as duas tomas da vacina da Pfizer/BioNTech que nalguns países não tem sido cumprido. A ministra da Saúde garante que em Portugal continua a fazer-se "os 21 dias de intervalo entre as duas tomas da vacina", mas que foi feito "conjuntamente com outros países, um pedido de apreciação à Agência Europeia do Medicamento (EMA) sobre este tema".

"Ainda não temos uma recomendação e, por isso, mantemos os 21 dias”, rematou.

[atualizado às 21h]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Espectacular!
    26 jan, 2021 País do politicamente correto 12:18
    É "fantabuloso" ! Depois dos políticos, Idosos de 80 anos, na sua esmagadora maioria já inactivos e portanto nas condições ideais para um rigoroso confinamento, passam a prioritários na vacinação. O pessoal activo, que não pode confinar e todos os dias circula para manter o País e a Economia a funcionar, fica para a 3ª fase, lá para o final do Verão ou para quando calhar, talvez até para o ano que vem... Quem é que teve esta "brilhante" ideia?

Destaques V+