Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ratko Svilar

"Especial para Svilar era se o Benfica jogasse com o Manchester United"

25 jan, 2021 - 12:47 • (entrevista), com Redação

Ratko Svilar, pai do guarda-redes do Benfica, relativiza estreia do filho na I Liga, esta temporada. Mile Svilar será titular com o Nacional da Madeira, face às ausências de Vlachodimos e Helton Leite, infetados com Covid-19.

A+ / A-

O pai de Mile Svilar diz à Renascença que o jogo de hoje com o Nacional Madeira será mais um dia no trabalho para o guarda-redes. Ratko Svilar relativiza a relevância do momento que marcará o regresso do filho à baliza da equipa principal do Benfica, meio ano depois da última oportunidade.

Apesar das poucas chances que o belga, de 21 anos, tem tido, Ratko Svilar sublinha que "será um dia normal para ele".

"Seria especial se fosse um jogo com o Manchester United", refere, justificando que "ele está na primeira equipa há três anos".

Sem reclamar da pouca utilização do filho, Ratko Svilar, que também foi guarda-redes, recorda que o jogo realizado por Mile na época passa, frente, ao Rio Ave, terminou com uma vitória, por 4-0.

"Depois não jogou mais na equipa principal. Mas ele tem jogado pela equipa B e não há qualquer problema", desdramatiza.

Svilar vai ser titular frente ao Nacional da Madeira, devido às ausências de Vlachodimos e Helton Leite, infetados com Covid-19. O internacional sub-21 pela Bélgica deverá manter o lugar com a Belenenses SAD, para a Taça de Portugal, e no clássico com o Sporting, para o campeonato, a 1 de fevereiro.

O pai do jogador reconhece, nesta entrevista a Bola Banca, que "em circunstâncias normais ele não jogaria", mas a oportunidade está aí e "ele tem de dar o seu melhor".

O guarda-redes, de 21 anos, tem contrato até 2022 e a imprensa desportiva dá conta da intenção do Benfica de renovar com Svilar. Um tema que é para discutir "entre ele, o Benfica e o empresário". "Estou preocupado em que ele esteja a 100% nos treinos e dê o seu melhor", conclui Ratko Svilar.

Seis jogos pela equipa B

Esta época foi utilizado em seis jogos da equipa B na II Liga e esteve no bancos nos jogos da primeira equipa em todos os jogos da Taça de Portugal e em três partidas da Liga Europa.

Svilar chegou ao Benfica em 2017, com 18 anos, e foi aposta principal de Rui Vitória no início da temporada. Erros sucessivos, no entanto, levaram o treinador a promover Bruno Varela a titular.

Na época seguinte foi suplente de Vlachodimos e ainda foi utilizado em 11 jogos, mas na última temporada passou a ser a terceira escolha, atrás de Vlachodimos e de Zlobin, entretanto transferido para o Famalicão.

Esta época Svilar também é a terceira escolha, mas esta tarde será figura principal no desafio com o Nacional da Madeira.

O Benfica tem 10 jogadores infetados com Covid-19 - Waldschmidt, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Nuno Tavares, Gilberto, Diogo Gonçalves., Helton Leite, Vlachodimos e Everton - e solicitou o adiamento do jogo, mas os insulares rejeitaram o pedido.

Luís Filipe Vieira, presidente do clube, o diretor técnico Luisão e cinco adjuntos de Jorge Jesus também estão isolados, depois de testarem positivo.

No 3.º lugar do campeonato, à procura de pressionar FC Porto e Sporting, os encarnados entram em campo às 17h00. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    25 jan, 2021 Funchal 14:52
    Já era tempo do Jesus pôr o rapaz, só quer é brasileiros. Destes só Jardel escapa o resto é "bola". Fracos.

Destaques V+