Tempo
|
A+ / A-

Presidenciais 2021

Projeções. Marcelo avança para segundo mandato em Belém, Ana Gomes à frente de Ventura

24 jan, 2021 - 20:00 • João Carlos Malta

O atual presidente passará mais cinco anos em Belém, sem ser necessário recorrer a uma segunda volta. Ana Gomes superioriza-se em todas as projeções a Ventura. O líder do Chega tem votações a rondar os 10%.

A+ / A-

Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa vai avançar para um segundo mandato como Presidente da República. As projeções são da sondagem da Pitagórica para a TVI/Observador, mas também da Universidade Católica para a RTP e do ICS/ICSTE para a SIC.

Macelo na sondagem da RTP terá um resultado entre 57% e 62%, na da TVI entre 56,4% e 60,4%. Já a SIC avança com valores entre os 55.5% e os 60,5%.

Durante os últimos dias, o segundo lugar parecia muito disputado entre Ana Gomes e André Ventura, mas a verdade é que as três sondagens põem a militante socialista logo a seguir a Marcelo Rebelo de Sousa.

Mas há mais um dado que parece certo, André Ventura fica à frente dos dois candidatos de esquerda, o comunista João Ferreira e a bloquista Marisa Matias. As sondagens dão todas elas esta distribuição de votos.

Um outro ponto em que as projeções são unânimes é que Vitorino Silva ficará em sétimo lugar. Ainda assim, se atingir o intervalo mais alto das sondagens a situação poderá mudar.

A sondagem da Católica para a RTP põe Ana Gomes entre os 13% e os 16% e Ventura entre os 9% e os 12%. A candidata, na projeção da TVI, pode chegar aos 16,2%, mas a percentagem mínima é de 12,2%. Nesta projeção, o líder do Chega poderá ficar com um 9,9%, mas pode também chegar aos 13,9%.

A SIC é a que dá um resultado mais alto a Ana Gomes que pode alcançar os 17,1%, sendo que no mínimo terá 13,1%. Já Ventura, nesta sondagem, fica com uma votação que pode ir dos 10.1% aos 14,1%.

Tudo em aberto a partir do quarto lugar

A partir do terceiro lugar, as sondagens mostram que está tudo em aberto. Todas as projeções vão nesse sentido. E esta luta, provavelmente, será até ao final da contagem dos votos. A RTP põe Marisa no quarto lugar, a TVI coloca nesse lugar Tiago Mayan Gonçalves, e SIC dá esse posto a João Ferreira.

Mas em muitas das projeções, o intervalo dado a cada um dos candidatos permite quase todos os cenários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+