Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Presidenciais. Protesto junto a assembleia de voto em Bencatel por corte de estrada

24 jan, 2021 - 16:47 • Lusa

O protestou arrancou antes das 14h00, onde se encontravam as duas secções de voto. O corte da estrada acontece por questões de segurança, devido à proximidade de uma pedreira.

A+ / A-

Cerca de 200 pessoas concentraram-se junto à assembleia de voto para as eleições presidenciais da freguesia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, em Évora, em protesto contra o corte definitivo de uma estrada nacional.

O protestou arrancou antes das 14h00, junto do pavilhão da Junta de Freguesia de Bencatel, onde se encontravam as duas secções de voto, com a concentração das pessoas ao longo da rua e sob o olhar atento da GNR, constatou a agência Lusa, no local.

Inicialmente, os manifestantes permaneceram em silêncio, mas, com o tempo, começaram a soar as buzinas dos carros e, depois, entoaram palavras de ordem, como “queremos uma estrada” e “queremos soluções”, e cantaram o hino.

Na varanda de uma casa situada nas proximidades, uma mulher exibiu um cartaz com a frase “não há estrada, não há votos”.

No meio da multidão, também um casal manifestou o seu descontentamento através de papéis colados nas costas, com fita-cola. No de um deles, podia ler-se “sem estrada”, enquanto o papel do outro complementava: “não votamos”.

Posteriormente, os manifestantes, uns a pé e outros de carro, rumaram até ao troço da Estrada Nacional 254 (EN) 254 que foi cortado ao trânsito definitivamente, na sexta-feira, pela Infraestruturas de Portugal (IP).

O troço da EN254, a pouco mais de um quilómetro da localidade, fazia a ligação direta a Vila Viçosa, sede de concelho.

Um dos manifestantes disse à agência Lusa que alguns automobilistas, perante o corte da estrada, estão a utilizar um caminho de terra batida paralelo à EN254, que foi criado num terreno privado.

O corte da estrada junto a Bencatel foi anunciado, na quarta-feira, em declarações à Lusa, por fonte oficial da IP, que alegou questões de segurança, devido à proximidade de uma pedreira.

A decisão está relacionada com a proximidade daquela estrada da pedreira “Monte d'el Rei”, que tem cerca de “134 metros de profundidade” e que se encontra a cerca de 30 metros da via, quando devia estar “a mais de 400 metros”, indicou então a mesma fonte.

A IP, que disse estar, juntamente com a câmara, a tentar “encontrar uma solução” alternativa para a circulação entre Vila Viçosa e Bencatel, indicou que a alternativa de circulação para veículos ligeiros deve ser a EN255.

Já a EN381, entre a EN4 e a vila de Redondo, é indicada pela IP como percurso alternativo dos pesados, durante as próximas duas semanas, enquanto não for feita uma intervenção na EN255.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+