Tempo
|
A+ / A-

Confinamento

"Multas covid" pagas na hora são inconstitucionais, diz Raquel Brizida Castro

24 jan, 2021 - 18:09 • João Cunha , com redação

O Governo tinha que pedir uma autorização parlamentar prévia para avançar com essas alterações, argumenta a constitucionalista em declarações à Renascença.

A+ / A-

Veja também:


A alteração do regime de contraordenações, que pretendia que as forças de segurança cobrassem, na hora, multas pela violação das regras de confinamento, viola a Constituição da República, defende a constitucionalista Raquel Brizida Castro.

O Governo tinha que pedir uma autorização parlamentar prévia para avançar com essas alterações, argumenta Raquel Brizida Castro em declarações à Renascença.

“A nossa Constituição atribui certas matérias apenas à competência do Parlamento. Mas há outras matérias que, embora atribua à competência apenas do Parlamento, permite que o Parlamento autorize o Governo a legislar desde que o Governo peça autorização para legislar e que nem em estado de exceção pode ser posta em causa”, começa por explicar a constitucionalista.

“Sem essa autorização legislativa parlamentar, o Governo não pode legitimamente adotar medidas que possam implicar alterações ao regime geral das contraordenações”, sublinha.

Raquel Brizida Castro considera que as alterações ao regime não seguiram o previsto na Constituição e podem ser impugnadas por quem for alvo das mesmas.

A cobrança das coimas por violação do confinamento devem ser pagas na hora às forças de segurança, sob pena de agravarem, enquanto os passeios higiénicos ou com animais de companhia passam a ser permitidos apenas com comprovativo. As novas orientações constam de um despacho ministro da Administração Interna para as forças de segurança.

“Essas orientações complementam o conjunto de medidas de caráter excecional em vigor no Estado de Emergência, permitindo que a GNR e a PSP contribuam decisivamente para o decréscimo de movimentação na via pública e a inversão do crescimento acelerado da pandemia”, diz a tutela em nota enviada à redação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+