Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido. Penas até 27 anos de prisão pela morte de migrantes vietnamitas

22 jan, 2021 - 20:17 • Redação com Reuters

O caso remonta a outubro de 2019, quando os corpos de 39 pessoas naturais do Vietname foram encontrados dentro de um contentor, numa zona industrial de Londres.

A+ / A-

Sete arguidos foram condenados esta sexta-feira, pela justiça britânica, a penas até 27 de prisão pela morte de 39 migrantes vietnamitas que foram levados para o país dentro de um contentor.

As condenações mais pesadas foram para Ronan Hughes e Gheorghe Nica, 20 e 27 anos de cadeia, respetivamente, por serem considerados os líderes da rede de tráfico de seres humanos.

Os dois motoristas do camião que transportou o contentor desde o porto belga de Zeebrugge receberam penas entre os 13 e os 18 anos de prisão.

Outros três arguidos foram condenados a penas entre os três e os sete anos por conspiração para facilitar a entrada ilegal de migrantes no Reino Unido.

O caso remonta a outubro de 2019, quando os corpos de 39 pessoas naturais do Vietname foram encontrados dentro de um contentor, numa zona industrial de Londres.

Durante a leitura da sentença, o juiz Nigel Sweeney disse que as vítimas sofreram uma “morte lenta e dolorosa”. Alguns dos migrantes que enviaram mensagens de despedida às famílias por telemóvel.

Ficou provado que o grupo tinha montado um esquema sofisticado de imigração ilegal, que durava há muito tempo e era altamente lucrativo, permitindo arrecadar centenas de milhares de libras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+