Tempo
|
A+ / A-

​Milhares protestam contra gestão da pandemia por Bolsonaro

23 jan, 2021 - 22:01 • Lusa

Presidente brasileiro, que tem desvalorizado a gravidade da pandemia de covid-19, em queda acentuada na popularidade.

A+ / A-

Milhares de pessoas manifestaram-se este sábado em várias cidades brasileiras em protesto pelo atraso na campanha de vacinação contra a covid-19 e exigindo a destituição do Presidente Jair Bolsonaro devido à gestão da pandemia no país.

Respondendo ao apelo de partidos e organizações de esquerda, cerca de 500 veículos percorreram as principais avenidas da cidade de Brasília, exibindo `slogans´ como "vacinas para todos", "oxigénio", "Bolsonaro fora" ou "impeachment sim".

Os manifestantes também protestaram contra o fim da ajuda de emergência atribuída desde abril até ao final de dezembro a 68 milhões de brasileiros, quase um terço da população.

Protestos semelhantes decorreram em outras cidades do país, incluindo o Rio de Janeiro e São Paulo.


Jair Bolsonaro tem desvalorizado a gravidade da pandemia de covid-19, considerando tratar-se de uma "gripezinha", e questionou a necessidade do uso de máscara e a eficácia das vacinas contra o novo coronavírus.

Os protestos vão continuar no domingo nas principais cidades brasileiras, desta vez convocados por partidos e organizações de direita, como o Movimento Brasil Livre e Vem Para Rua, que apoiaram Jair Bolsonaro quando chegou ao poder em janeiro de 2019, mas que se têm distanciado da sua gestão da pandemia.

Uma pesquisa publicada na sexta-feira pelo instituto Datafolha revelou uma queda acentuada na popularidade de Jair Bolsonaro, indicando que tem o apoio de 31% da população brasileira, contra os 37% registados em agosto e dezembro.

A segunda vaga da pandemia de coronavírus matou, na última semana, uma média de mil pessoas por dia no Brasil, país com cerca de 212 milhões de habitantes, que regista cerca de 215 mil óbitos por covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oswaldo da Motta
    24 jan, 2021 S. Pedro do Estoril 02:24
    Continuaçáo de meu Comentário: Como dizia assim como com a Comissáo Europeia, etc. o Zeneca (vacina de Oxford) náo está ciumprindo por5 incapacidade de produção os Contratos, incljusive o do Brasil, que até agora só forneceu 2 (dois) milhóes de vacinas e o 'insumo' para produção de 40 milhóes no Brasil tambem náo chegou. A CHINA como está de olho no Brasil por causa do ''5 G' (Fabrical em S.Paulo) , tem corrompido TUDO e TODOS, incliusive INVESTIMOS BILIONARIOS, conseguiu com o Governador de S.Paulo, fornecer vacinas e promessa de serem manipuladas tambem metade de 60 milhóes no BUTANTAN. Pressáo enorme para começarem a vacinar mas só agora há 30 dias começaram a fornecer cerca de 4 milhóes de vacina (foram analisadas pelo Governo do Brasil) e só tem 50,36% de eficiencia , e precisam que a 2a. dose seja aplicada no maximo em 6 semanas. A OXFORD tem 76% de eficiencia e só precisa de 2a. dose até 12/14 semanas. A vacina chinesa já tem 5 milhoes e a Oxford 2 milhóes, já sendo aplicadas. Em 48 hrs. o Min. Saude já tinham distribuidos proporcional ao numero de habitantes e aplicadas cerca de meio milháo em 32 hrs. Essas demosntraçóes sáo minimas e bem organizadas pelos Partidos que perderam as Eleiçóes. IO PT de LULA /Presidiario em regime domiciliar por corrupçáo) e outros de esquerda(espiºoes da China de Russia como todos sabem). Se Bolsonaro fosse afastado o BRASIL estava em Anarquia, porque são opositores os maiores inimigos da Democracia e a velha IMPRENSA/GLOBO.
  • oswaldo da Motta
    24 jan, 2021 S. Pedro do Estoril 02:04
    Talvesz os portugueses náo saibam que... O Supremo Trinunal Federal, que ~e composto em maioria de 90% por Juizes nomeados por Governmo anterioresl como LULA, DILMA, ETC.contrarios ao atual Presidente.? Eles no Inicio da Pandemia,, (fevereiro 2020) passaram os PODERES para tratar da Pandemia aos Governadores(27) de Estado. O Governo só teria de passar os Recursos. PASSOU o equivalene a cerca de 50% do ORÇAMENTO DA REPUBLICA, portanto não se podem queixar agora que tem os problemas que tem. Para exemplo, o principal opositor, Governador do mais populoso e rico Estado, DORIA, organizou CIENTIFICAMENTE o controle com o maior CONFINAMENTO do Brasil, ate´agora, e um dos ,maiors do Mundo. (o numero de Õbitos por milháo de habitantes nesse Estado/S. Paulo) em 22 de janeiro era de 1.185, e o do Brasil (mistura de tratamentos diferentes de S.Paulo) INCLUINDO S.PAULO é de 1.040. Para terem uma ideia disso PORTUGAL tem nesta data perto de 1.000 óbitos por milhão de habitantes. O BRASIL é 21 x maior que Portugal, portanto muito mais dificil de tratar. Agora a vacinação o Ministerio da Saude que deveria desde o inicio estar tratando da Pandemia, e náo lhe foi permitido. Fez um Contrato com o Laboratorio Zeneca (vacina Oxford) qe 100 milhões de vacina garantidas em 2021 (40% seriam fabricadas no Brasil) e 100 milhões para 2022. No entanto como todos sabem a Europa, Inglaterra e muitos Paises, fizeram tambem Contrato com esse Laboratorio. Ele está sobrecarregado e náo esta cumprindo

Destaques V+