Tempo
|
A+ / A-

Vacinação

Covid. Vaticano pede transparência na produção e distribuição de vacinas

22 jan, 2021 - 18:11 • Aura Miguel

A Santa Sé pede que se ultrapasse a lógica do “nacionalismo vacinal”.

A+ / A-

Veja também:


O Vaticano quer mais transparência no processo de produção e distribuição de vacinas.

Um comunicado da Academia Pontifícia para a Vida, divulgado esta sexta-feira, reitera que “face aos gravíssimos problemas relacionados com a produção e distribuição das vacinas contra a Covid-19, é urgente identificar oportunos sistemas que favoreçam a transparência e a colaboração”.

O Vaticano considera que “há demasiado antagonismo e concorrência” e que se corre o risco de “injustiças graves”, relativamente a produção e distribuição destas vacinas.

Ao recordar o apelo feito pelo Papa Francisco no passado dia de Natal, este organismo da Santa Sé apela à “promoção da cooperação e não da concorrência” e, sobretudo, que se encontre “uma solução com vacinas para todos, especialmente para os países mais vulneráveis e necessitados de todas as regiões do planeta”.

Para o Vaticano, é urgente “superar a lógica do nacionalismo vacinal, entendida como uma tentativa dos diversos Estados de terem sua própria vacina mais rapidamente, mas reservando primeiro para si a quantidade necessária aos seus habitantes”.

Para evitar este desequilíbrio, considera a Santa Sé, “devem ser promovidos e apoiados acordos internacionais para a gestão de patentes, a fim de facilitar o acesso de todos ao produto, evitar possíveis curtos-circuitos comerciais e para manter o preço controlado também no futuro”.

A produção industrial da vacina deveria “tornar-se numa operação conjunta de colaboração entre Estados, empresas farmacêuticas e outras organizações, para se poder realizar simultaneamente em vários zonas do mundo”.

A Santa Sé pede ainda que as vacinas sejam “administradas com base no princípio da subsidiariedade”, para “evitar que alguns países recebam com atraso a vacina, devido à redução da sua disponibilidade causada pela compra antecipada de grandes quantidades pelos estados mais ricos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+