Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Linha da frente contra a Covid-19

Devolução de prémios? Governo diz ser “normal” haver um “reajuste”

22 jan, 2021 - 11:38 • João Cunha , Cristina Nascimento

Secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales falava sobre o caso de profissionais do Centro Hospitalar do Porto, depois de ter ido dar sangue.

A+ / A-

Veja também:


O secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, considera “normal” haver quem esteja a ter de devolver o prémio de desempenho pelo trabalho na primeira vaga da pandemia.

Em cauas está a situação verificada no Centro Hospitalar do Porto, mas que, segundo os sindicatos dos profissionais de saúde, está a repetir-se em todo o país. De acordo com o jornal Público, a administração do Centro Hospitalar do Porto reavaliou a atribuição de prémios de desempenho por existirem queixas de pessoas que deviam ter recebido e não foram contempladas.

“Por rigor e equidade, nesta segunda fase, foram revistas sistematicamente todas as situações, levando à inclusão de mais 410 colaboradores; simultaneamente verificamos a existência de situações que as chefias intermédias tinham considerado, mas que o conselho de administração não validou por não cumprirem inequivocamente todos os critérios", esclareceu a administração ao jornal.

Lacerda Sales diz que se trata de um “reajuste” que considera ser “normal”, em função dos critérios estabelecidos.

“Houve alguns funcionários, nomeadamente numa instituição em que vão receber prémio, porque não estavam devidamente avaliados, e outros que estavam provavelmente mal avaliados por não estarem na linha da frente e obviamente vão devolver.

O secretário de Estado falava em Lisboa, quando foi dar sangue, numa ação pública de incentivo a mais doações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+